São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Faculdades fazem críticas

da Reportagem Local

Faculdades de São Paulo mal avaliadas pelo MEC discordam dos critérios adotados.
Para a diretora da faculdade de Comunicação da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), Cleide Biancarde, a análise foi muito técnica. "Eles contaram quantos computadores há para cada aluno, mas não avaliaram nossa formação humanística, que é muito importante no mercado".
O MEC considerou o projeto pedagógico e as instalações físicas do curso de jornalismo da Unesp insuficientes.
O pró-reitor de graduação da Uniban (Universidade Bandeirante), Oscar Hipólito, também não esperava o resultado de três conceitos "condição insuficiente" no curso de jornalismo.
"No final de 98, nosso curso foi avaliado para obter o reconhecimento e recebemos nota B. Não fez um ano, eles voltam ao local e dão este conceito baixo. Não entendo que critérios foram usados dessa vez", diz.
Marília Ancona Lopes, vice-reitora da Unip -cujo curso de economia foi considerado insuficiente nas categorias projeto pedagógico e instalação- diz que a instituição pecou pelo excesso.
"O MEC disse que nossa carga horária para o curso era excessiva. Na minha opinião, isso deveria ser encarado como uma vantagem", afirma Lopes. Quanto à avaliação das instalações físicas, ela diz que na época da visita do MEC o curso era realizado num campus menor, cuja mudança já foi providenciada.
O curso de economia da FMU recebeu conceito "insuficiente" em professores e instalações.
"Estamos contratando professores e ampliando a biblioteca e o laboratório de computação", afirma o assessor da reitoria Luiz Licco Netto.
O coordenador de curso de jornalismo da PUC-SP, Ênio Lucciola, diz que a avaliação é uma "piada de mau gosto". O jornalismo da PUC teve dois conceitos considerados insuficientes.



Texto Anterior: Educação: MEC coloca 94 cursos de graduação sob risco de descredenciamento
Próximo Texto: Avaliação de mais 768 cursos sai até maio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.