São Paulo, terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

JUVENTUDE

Tumulto na Fundação Casa de Guarulhos deixa 4 feridos

DA REPORTAGEM LOCAL

Um tumulto de mais de cinco horas, promovido por internos de uma unidade da Fundação Casa (ex-Febem) em Guarulhos, acabou com quatro funcionários feridos a chutes, socos e pauladas, nenhum deles em estado grave. Um quinto servidor foi feito refém, mas não foi ferido.
Segundo a fundação, a rebelião envolveu 45 dos 55 internos da unidade e durou mais de cinco horas, entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem. Durante o motim -que teria começado após uma tentativa de fuga-, o grupo quebrou uma parede e quase todos os vidros das janelas. Mesas e cadeiras foram destruídas e utilizadas como armas. Ainda segundo a fundação, o grupo ateou fogo em livros.
Apesar do estrago, a fundação disse considerar o episódio um "ato de indisciplina" e não uma rebelião. Informou que abriu uma investigação para apurar as circunstâncias e as causas do tumulto.
"Por questões eleitorais, nada mais é rebelião. Tudo agora, para eles, é pequeno motim", afirmou o vice-presidente do Sitraemfa (sindicato dos funcionários da instituição), Júlio Alves.
O motim começou por volta das 20h30 de anteontem. A PM foi chamada e cercou o prédio. Segundo o sindicalista, no momento da rebelião, trabalhavam apenas cinco agentes, 1/3 do necessário. "O adolescente percebe a fragilidade do plantão." A fundação disse considerar o efetivo adequado porque na maior parte da noite os internos ficam nos dormitórios.


Texto Anterior: Verão: Praias de SP terão cadeira de rodas que flutua no mar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.