São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa de ar frio faz temperaturas caírem abaixo de 0ºC no Sul

Santa Catarina registrou pela primeira vez em nove anos temperaturas negativas em abril; São Joaquim marcou -0,5ºC

No Paraná, termômetros não ficaram abaixo de zero, mas foi registrada a menor temperatura do ano, em Palmas, sul do Estado: 2,1ºC

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma massa de ar frio que se instalou no Sul do país no início desta semana fez com que Santa Catarina registrasse, pela primeira vez desde 1999, temperaturas negativas em abril.
Pelo menos quatro municípios da região Sul (três catarinenses e um gaúcho) registraram temperaturas negativas na madrugada de ontem.
No Paraná, os termômetros não ficaram abaixo de zero, mas foi registrada a menor temperatura do ano, em Palmas, no sul do Estado: 2,1C.
Em São Joaquim (SC), os termômetros marcaram -0,5C, segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) de Santa Catarina. Também geou no município pela segunda vez no ano.
As temperaturas foram ainda mais baixas em outras duas cidades do Estado: Urupema (-2,6C) e Urubici (-0,6C).
No Rio Grande do Sul, a menor temperatura observada pela MetSul Meteorologia foi em São José dos Ausentes, com -0,4C -primeira marca negativa do ano. Geou em praticamente todo o interior gaúcho.
A massa de ar seco que passa pelo Sul do país teve origem nos Andes, entrou no Brasil pelo norte argentino e se desloca em direção ao leste, para o mar. Quando chega por essa região, o ar fica seco e frio, e o tempo fica estável. A ausência de nuvens, que funcionam como "tampão", fez com que o calor retido na superfície durante o dia se dissipasse à noite.
Além disso, a pressão atmosférica criada pela passagem da massa de ar fez com que termômetros desabassem em outros locais do país, em um fenômeno que os meteorologistas chamam de "friagem".
No Amazonas, por exemplo, a temperatura mínima ontem, por volta das 11h, era de 23C, quando, em dias normais, deveria estar perto dos 28C.
Com a chegada de nuvens durante o dia de ontem, a previsão dos meteorologistas é que as temperaturas se elevem no Sul a partir de hoje.
A temperatura mínima prevista para hoje no Rio Grande do Sul é de 2C, e há possibilidade de chuva no norte e nordeste do Estado, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A máxima é de 24C. Em Santa Catarina a mínima deve ser de 6C.

Chuvas
A Defesa Civil nacional emitiu ontem alerta de chuva forte nos Estados do CE, PI, MA, TO, PA, AM, AC, RO e AM. Há riscos, segundo o órgão, de alagamentos e enchentes em áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras.


Texto Anterior: Campo Grande: Vigilância apreende 7 t de peixe estragado
Próximo Texto: Chuvas: Após 45 dias ilhada, cidade de MT sai do isolamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.