São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Cirurgia recente faz Naomi Campbell ser impedida de doar sangue contra a dengue

DA SUCURSAL DO RIO

Mesmo com hora marcada com um dia de antecedência, a modelo inglesa Naomi Campbell, 37, não pôde doar sangue ontem para ajudar no combate à dengue no Rio. Ela não se informou sobre as condições para fazer a doação.
"A lei no mundo inteiro diz que você não pode doar menos de três meses após uma operação", disse Naomi, após ser recusada. A modelo se submeteu a uma cirurgia para retirar um cisto no ovário há um mês e meio. Questionada se só soube da regra quando chegou ao Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia do Rio), não respondeu.
"Antes da doação, passa-se por três estágios. Um deles é uma consulta privada, em que ele [médico] faz uma série de perguntas. Na primeira questão perguntou se eu havia feito alguma cirurgia recentemente. Eu disse que sim". Ela só poderia doar seis meses após a cirurgia, segundo o Hemorio.
A doação da modelo foi agendada anteontem. Sua assessoria ligou para o instituto marcando a coleta para as 11h. De acordo com o Hemorio, a produção da modelo informou apenas que "Naomi não usa drogas há dois anos". Para doar, é necessário no mínimo seis meses de abstinência.
Naomi chegou mais de uma hora atrasada e entrou por uma porta lateral, supostamente para fugir da imprensa que a aguardava no hospital.
"Gostaria que os postos de saúde abrissem à noite. Eu sei que o prefeito não quer isso por causa da violência. A solução seria ter segurança extra para garantir o atendimento 24 horas", disse Naomi. Ministério Público e prefeitura travam uma batalha de liminares para a abertura dos postos durante a noite. A prefeitura alega que não há segurança para seus funcionários.
Naomi é turista assídua no Brasil. Ganhou do prefeito do Rio o cargo de "embaixadora da cidade pelo mundo".
Famosa também por se envolver em confusão, a modelo foi presa em abril, suspeita de ter agredido um oficial de polícia em um vôo da British Airways. (ITALO NOGUEIRA)


Texto Anterior: Chuvas: Após 45 dias ilhada, cidade de MT sai do isolamento
Próximo Texto: Dengue 1: "Tem de matar o mosquito antes que ele mate a gente", diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.