São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Xixi corrói estrutura de viaduto na Bahia

Hábito de urinar no local faz com que Prefeitura de Salvador desembolse R$ 500 mil para recuperar obra

DA AGÊNCIA FOLHA

A Prefeitura de Salvador (BA) está gastando cerca de R$ 500 mil para recuperar um viaduto cujas 14 pilastras foram desgastadas pela acidez de urina humana.
O superintendente de Conservação e Obras Públicas da capital baiana, Luciano Valladares, diz que todas as pilastras do viaduto Luiz Cabral, na região central da cidade, sofreram corrosão por causa do hábito dos frequentadores do entorno de fazer xixi nelas.
Segundo informações do superintendente, a urina foi capaz de provocar a dilatação da parte metálica das pilastras, causando a gradual corrosão do concreto.
As obras devem ser concluídas em maio, de acordo com Valladares. Até agora, seis pilastras foram recuperadas.
Para evitar que o xixi provoque mais prejuízos à estrutura do viaduto, o superintendente afirma que a prefeitura utiliza na recomposição dos pilares argamassa e pintura resistentes à corrosão. Armações de aço das estruturas também estão sendo reforçadas.

Solução do problema
Para ele, a solução do problema não depende da construção de mais banheiros públicos na cidade. Valladares afirma que uma passarela nas proximidades do shopping Iguatemi (próximo ao terminal de ônibus de Salvador) sofreu com o desgaste nas estruturas mesmo com um sanitário por perto.
"Se tiver que colocar mictório, haja mictório. É melhor educar o povo do que colocar um sanitário em cada esquina", afirma Valladares.
O caso não é inédito na capital baiana. Cerca de oito passarelas na cidade de Salvador já foram reformadas por causa de corrosão provocada por urina, de acordo com informações do superintendente.
Reparos por causa de corrosão por urina podem ser necessários em outros locais. A prefeitura, segundo Valladares, está realizando um levantamento sobre a necessidade de obras de manutenção em vias públicas de Salvador.


Texto Anterior: De cada cinco jovens, 1 abandona a escola
Próximo Texto: Excomunhão: Arcebispo de PE é homenageado por "defesa da vida"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.