São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

REBELIÃO

Em dia de visita, 105 escapam da Febem

DA REPORTAGEM LOCAL

A Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) de São Paulo registrou ontem mais uma fuga em massa. Com ajuda externa de homens armados, 105 internos escaparam do complexo de Vila Maria (zona norte de SP). A Polícia Militar tinha recapturado 52 jovens até o final da tarde de ontem.
No tiroteio, dois funcionários ficaram feridos sem gravidade, segundo a assessoria da Febem. Outro agente também ficou ferido na confusão. Dois internos -um deles foi atropelado- também tiveram lesões leves.
A fuga começou na unidade 4 do complexo, às 8h25 de ontem. Segundo a Febem, homens em três carros e uma moto esperavam os internos no lado de fora. Os adolescentes aproveitaram o começo do horário de visitas para, em grupo, avançar sobre os funcionários e sair pelo portão da frente da unidade.
Houve tiroteio e vários vidros da unidade foram atingidos. Logo em seguida, internos da unidade 3, que fica ao lado, também se rebelaram e vários conseguiram fugir -as duas unidades somavam ontem 257 internos. Os jovens que não conseguiram escapar puseram fogo nos colchões e subiram no telhado. A rebelião só foi controlada às 10h40 de ontem.
A Febem acredita que a tentativa de fuga nas duas unidades ao mesmo tempo foi arquitetada para dificultar a ação dos agentes.
A maior fuga em massa da Febem em 2004 ocorreu no começo de abril, no complexo "Franquinho", em Franco da Rocha (Grande SP), quando 128 conseguiram escapar. Dias antes, o mesmo complexo tinha sofrido uma fuga de 109 adolescentes.


Texto Anterior: Na Escola da Ponte, não há aula obrigatória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.