São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade é sua

cidadesua@uol.com.br

Trabalhador não consegue receber benefício do INSS

DA REPORTAGEM LOCAL

O trabalhador Gilvanildo Luiz Da Silva reivindicou ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) o benefício por acidente de trabalho. Ele adquiriu LER/Dort (lesão por esforço repetitivo ou distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho) na Prefeitura de Barueri (32 km de São Paulo).
No entanto, diz, por erro do sistema, seu benefício foi registrado como auxílio-doença. Gilvanildo foi informado de que seria feita a correção, mas após "longa espera" a remuneração por acidente de trabalho foi indeferida.
Quando seu auxílio-doença cessou, em 2004, Gilvanildo tentou voltar ao trabalho na condição de "profissional readaptado", mas a prefeitura não acatou. Ele teve, então, de retomar as atividades "normalmente", o que "agravou mais" seu estado de saúde.
Passados alguns meses, Gilvanildo precisou se afastar de novo e requereu mais uma vez o benefício -registrado corretamente como acidente de trabalho. Mas, segundo ele, outros erros levaram ao atraso do recebimento.

Resposta: A assessoria de comunicação do INSS informa que, quando o benefício por incapacidade é negado, o segurado deve protocolar recurso na Junta de Recursos da Previdência Social. O pedido de Gilvanildo, oficializado em janeiro deste ano, segundo ele informou, ainda aguarda julgamento. A assessoria diz também que o benefício é liberado após avaliação médica do corpo de peritos do INSS.


Texto Anterior: Há 50 anos: Itália tenta formar gabinete
Próximo Texto: Morador se queixa de obras do metrô
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.