São Paulo, sábado, 16 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

ERNANI DE ALMEIDA MACHADO (1931-2009)

O advogado e as lições no escritório

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com os sócios, Ernani de Almeida Machado fundou em 1972 um escritório. Chamou-se Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. No começo, como não tinham muitos clientes, os sócios esperavam o telefone tocar jogando xadrez, conta o advogado e amigo da família Carlos José Santos da Silva.
Ernani era quem ensinava aos demais as estratégias do jogo. Pelos jornais, tinha o costume de acompanhar as notícias sobre o esporte.
Foi justamente por estar sempre ensinado alguma coisa que os novos profissionais do escritório passaram a chamá-lo de professor.
Carlos, que começou ainda estudante a trabalhar no local, diz que só conseguiu ser aprovado no exame da OAB devido à ajuda do colega.
"Na minha época, havia uma prova escrita e uma prova oral. O doutor Ernani sempre parava o que estava fazendo para ouvir a sustentação oral dos estagiários e dizer se estava boa", diz.
Nascido em São Manuel, a 259 km de SP, veio ainda criança à capital. Em 1958, formou-se em direito, pela USP. Nos EUA, fez mestrado em direito comparado.
Atuou, principalmente, na área contenciosa. Quando a sociedade fez 30 anos, aposentou-se. "Mas nunca esteve distante do escritório." Morreu ontem, aos 77 anos, após sofrer um infarto.
Deixa três filhos. O velório, no hospital Sírio Libanês, vai das 7h às 12h de hoje, quando o corpo segue para o crematório da Vila Alpina.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.