São Paulo, sábado, 16 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CRIME

Seis policiais civis do DF são acusados de extorsão, e casos provocam escândalo
Dois casos de extorsão em que policiais civis do Distrito Federal são acusados de estarem envolvidos causaram a "intervenção" do secretário da Segurança Pública, Atos Costa de Faria, nas investigações.
Em menos de uma semana, a polícia do DF recebeu duas acusações que envolvem seis policiais. Quatro foram presos em flagrante. Outros dois, reconhecidos pela vítima posteriormente, deverão ser afastados.
"É um fato gravíssimo, que preocupou muito o governador [Joaquim Roriz (PMDB)", e ele determinou a apuração dos casos o mais rapidamente possível", disse Faria.
Os casos provocaram o maior escândalo da Polícia Civil do DF desde a metade da década de 80, quando um jornalista que investigava irregularidades nas polícias Civil e Militar foi assassinado por policiais.
Os seis policiais podem ser expulsos da corporação e, se condenados, poderão receber pena que varia de oito a 15 anos de prisão. O diretor em exercício da Polícia Civil, João Rodrigues dos Santos, atribuiu o fato de os casos terem acontecido na mesma semana a uma "coincidência".
Na última terça, dois investigadores da 19ª Delegacia de Polícia, na Ceilândia -cidade-satélite de Brasília-, pararam o motorista de um Ômega que não estava com a carteira de habilitação.
Os dois agentes são acusados de terem exigido R$ 20 mil e o carro para não denunciarem o motorista, que foi à Corregedoria da Polícia.
O segundo caso aconteceu na sexta-feira da semana passada. Quatro policiais da 12ª DP, em Taguatinga, foram acusados de ter sequestrado Renato Prata, acusado de estelionato, e Antônio Firmino Neto, condenado por assalto a mão armada.
O diretor em exercício da Polícia Civil acredita que haja outras pessoas envolvidas no caso.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Grupo quer campanha só para homossexuais
Próximo Texto: Pará: Apagão de 12h deixa 1 milhão sem luz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.