São Paulo, terça-feira, 16 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Juíza pede mais de cem depoimentos

MARIO CESAR CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça da França solicitou que o governo brasileiro tome o depoimento de pelo menos cem pessoas que tiveram alguma relação com a queda do Airbus da Air France.
O pedido é assinado pela juíza federal Sylvia Zimmerman, que atua na Suprema Corte francesa. Ela preside as investigações sobre as mortes no acidente da Air France.
A juíza pede que a Justiça Federal brasileira ouça os pilotos da TAM de um voo Paris-Rio que avistaram focos luminosos a cerca de 1.300 km de Fernando de Noronha (PE) logo após o momento estimado da queda do Airbus e em área coincidente com a de onde o avião teria enviado o último sinal de localização ao controle aéreo.
A juíza solicita também que o governo brasileiro interrogue o chefe da Air France no Rio e os responsáveis na cidade pela manutenção dos jatos.
A França quer ainda que a Justiça brasileira ouça as tripulações dos aviões que avistaram os primeiros destroços e dos navios que fizeram os resgates.
Solicita também a preservação das peças resgatadas no mar e que policiais franceses acompanhem os depoimentos.
Este último procedimento não é usual, segundo dois integrantes do governo brasileiro, que falaram à Folha sob a condição de que seus nomes não fossem citados.
O governo brasileiro, porém, deve autorizar que a polícia francesa acompanhe as investigações, para que não haja dúvidas sobre os procedimentos.
A juíza francesa não dá prazo para que as solicitações sejam atendidas, mas pede "urgência" no envio das informações.
Pelo modo como a juíza pediu a preservação das peças, é quase certo que ela requisitará o envio delas à França, pois o acidente ocorreu em área sob jurisdição brasileira.
A juíza pede também que seja ouvido o controlador do espaço aéreo, baseado em Recife, que fez o último contato com a aeronave da Air France.


Texto Anterior: Buscas não têm data definida para acabar, diz Jobim
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.