São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre um dos fundadores da Carlos Chagas

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu ontem de manhã, aos 94 anos, o ex-secretário estadual da Saúde Walter Sidney Pereira Leser, professor catedrático da Universidade Federal de São Paulo e um dos fundadores da Fundação Carlos Chagas.
Leser defendeu em 1933 sua tese de doutorado sobre métodos estatísticos em medicina, área em que seria um dos pioneiros no país. Lecionou na Faculdade de Medicina e foi depois para a Escola Paulista de Medicina. A mudança curricular na graduação idealizada por ele tornou-se uma referência.
Foi na EPM que Leser, em 1946, introduziu no país os testes de múltipla escolha em provas. Sob seu comando, a escola substituiria as provas escritas pelos testes no vestibular em 1954. Ele, então, foi convidado com Isaías Raw a desenvolver um vestibular unificado para medicina, dando origem à Fundação Carlos Chagas em 1963.
Ele foi secretário da Saúde entre 1967 e 1971 e entre 1975 e 1979, promovendo uma reforma administrativa que introduziu os concursos públicos.
Em 1936, Leser uniu-se a Gastão Fleury, que dez anos antes criara um laboratório de análises clínicas com o seu nome e que é um dos maiores do país.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Abastecimento: Reparo vai deixar 6,3 mi sem água em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.