São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

CRIMES

Dado se refere ao mês de junho

Roubos a transeunte crescem 11,8% no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou ontem que três dos dez tipos de ocorrência criminal que considera mais importantes aumentaram no mês de junho, em comparação com o mesmo mês ano passado, enquanto seis tiveram redução e um se manteve no mesmo patamar.
Segundo a secretaria, a maior alta ocorreu no número de casos de roubo a transeunte, que cresceu 11,8% em relação a junho de 2003. Outro aumento foi verificado em roubos a residência, que subiram 9,8%. O terceiro aumento se refere aos registros de roubo e furto de veículos, que tiveram um crescimento de 4,8%.
Entre as reduções, a maior delas ocorreu nos casos de roubo a estabelecimento comercial, que tiveram um decréscimo de 17,9% em relação a junho do ano passado. De acordo com a Secretaria de Segurança, o número de homicídios caiu 8,1%. As outras reduções ocorreram em roubo de cargas (11,5%), roubo a coletivo (10,4%), latrocínio (7%) e roubo a banco -apenas um caso em junho último, contra quatro no mesmo período do ano passado.
A secretaria informou também que o número de mortos em confronto com a polícia sofreu redução: foram 75 no mês passado e 86 em junho do ano anterior.

Dados semestrais
Comparando os primeiros semestres deste ano e de 2003, a secretaria informou que oito dos principais índices tiveram redução. Os casos de roubo a banco, por exemplo, apresentaram uma queda de 61,9%.
Os homicídios tiveram um decréscimo de 7%. Outras reduções ocorreram em roubo a coletivo (40,4%), roubo de carga (28,8%), roubo a estabelecimento comercial (22,6%), roubo e furto de veículos (7,1%), roubo a residência (4,4%) e extorsão mediante seqüestro (foram quatro no primeiro semestre deste ano e 11 nos seis primeiros meses do ano passado).
Os casos de roubo a transeunte e latrocínio aumentaram no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2003 -o número de roubos a pedestre cresceu 5,7%; o de latrocínios, 1%.
Segundo as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança, o número de pessoas mortas pela polícia também teve uma queda na comparação entre os semestres. Nos seis primeiros meses deste ano, ocorreram 469 mortes, contra 621 registradas no mesmo período do ano passado.


Texto Anterior: Acidente: Carvão vegetal queimou três crianças no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.