São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bar proíbe camisa de times para evitar briga de torcida

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para evitar confrontos de torcida como o de anteontem, em que corintianos e são-paulinos provocaram cenas de terror e correria nas imediações do Parque São Jorge, bares começam a proibir camisas de time.
No Diquinta, na Vila Leopoldina (zona oeste), o dono é corintiano e, se pudesse, só deixaria camisas do seu time entrar. Todos os dias, inclusive nos em que há jogos, o uniforme é neutro. Entra somente o modelo da seleção.
"O São Paulo foi campeão, e outro dia veio um monte de são-paulino trajado. Foi chato para caramba. Os corintianos não gostaram, os palmeirenses vaiaram. Aí decidi que não quero mais nada. Dá confusão", explica o dono, Francisco Cândido, 46.
E o que acontece com os freqüentadores e torcedores desavisados?
Quem desconhece a norma da casa não é barrado. Um camisa do bar, sem alusões ao futebol, é emprestada ao freguês, que é convidado a trocar de roupa ali mesmo. Mas atenção: "a camiseta não é brinde", alerta Cândido. É preciso devolver o "empréstimo" na saída.

Seleção
Partidas dos campeonatos nacionais estão banidas do Diquinta. Hoje, só jogos da seleção brasileira são transmitidos. Mas se algum torcedor estrangeiro quiser assistir a um jogo? Ontem Brasil e Argentina jogaram a final da Copa América. "Aí pode, mas nunca tive essa experiência", explica Cândido.
E já teve briga para valer?
"Nunca teve desentendimento sério. Quase chegou nisso, mas era uma questão de tempo. Imagina se todo mundo resolvesse pirar? Aí tem vaia, as pessoas se separam, dava um clima. E com álcool na cabeça...", justifica.
No incidente com os são-paulinos, conta Cândido, 200 torcedores cantavam o hino tricolor. "Doeu meu coração", brinca o proprietário.


Texto Anterior: Sete maravilhas: Visita gratuita ao Cristo atrai 6.000 e gera tumulto e filas
Próximo Texto: Pacientes dormem na fila para agendar consultas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.