São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

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outro lado

Governo Serra diz que herdou rede sem currículo unificado

DA REPORTAGEM LOCAL

Como explicação para o fato de as metas de qualidade no ensino não terem sido atingidas, o governo José Serra (PSDB) citou a falta de currículo unificado na rede, situação que afirma ter mudado a partir do segundo semestre do ano passado.
Já a gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) destacou avanços em outros indicadores e afirmou que as melhorias na educação só ocorrem em médio e longo prazos.
Em uma crítica indireta às gestões anteriores, o governo Serra disse ao Tribunal de Contas do Estado que "a falta de parâmetros curriculares provocou a existência de diferentes padrões de chegada [resultados] em cada escola". O PSDB governa o Estado desde 1995.
Em ocasiões anteriores, a gestão Serra já havia criticado políticas do governo Alckmin na educação, como, por exemplo, a implantação do tempo integral em parte da rede.
A Folha pediu ontem uma entrevista com a secretária Maria Helena Guimarães de Castro, mas a Secretaria da Educação se pronunciou por meio de nota. Disse que "implantou uma série de mudanças para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. Além da definição de parâmetros curriculares, a rede agora conta com programa especial de alfabetização, novo sistema de avaliação, recuperação intensiva (...) e ensino médio diversificado, entre outras".
A pasta afirma ainda que "todas estas ações têm objetivo de melhorar a aprendizagem e, conseqüentemente, diminuir a reprovação dos alunos, reduzindo a taxa de evasão. Os parâmetros curriculares são fundamentais para que haja definição do que os alunos devem aprender a cada aula, com os professores definindo como ensinar". Educadores relatam que não havia, por exemplo, definição de qual série deveria ser ensinada fração aos alunos.
A Folha procurou o secretário da Educação da gestão Alckmin, Gabriel Chalita, mas sua assessoria não conseguiu contatá-lo. O secretário-adjunto no período, Paulo Barbosa, negou que a rede não contasse com parâmetros para as aulas. Segundo ele, as diretrizes para o ensino são fixadas em lei federal, e as escolas têm autonomia para implementá-la. "Os parâmetros são fixados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e houve discussão na rede para a montagem dos programas. Tanto que a filosofia voltou para a grade."
"A nossa gestão avançou muito na redução da evasão no ensino fundamental, que era de 2% em 1999 e caiu para 0,6% em 2006, o menor índice do país. Também criamos projetos importantes, como o Escola da Família", disse.


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