São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Deve-se beber muito líquido, diz médico

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

José Eduardo Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, diz que o clima seco, aliado à poluição desta época, traz problemas de saúde para todas as pessoas, alérgicas ou não.

 

FOLHA - Como a baixa umidade do ar afeta a saúde?
JOSÉ EDUARDO CANÇADO
- Primeiro, leva ao ressecamento das mucosas, principalmente da boca e nasal. A irritação da mucosa reduz a imunidade no local e aumenta o risco de infecção -causando resfriado, gripe, faringite, sinusite e até pneumonia. Pessoas que já têm alergia respiratória tendem a piorar.

FOLHA - Quais os problemas causados pelo clima seco?
CANÇADO
- Pessoas saudáveis sentem certo desconforto: dor de cabeça, irritação nos olhos, na garganta. Se têm alergia, o risco de piorar é muito maior. E o risco de infecção na população de modo geral, especialmente em crianças e idosos, aumenta muito.

FOLHA - Quais os cuidados?
CANÇADO
- Deve-se ingerir de dois a três litros de líquidos por dia, hidratar a pele para evitar o ressecamento das mucosas e alimentar-se de forma saudável, principalmente com frutas, verduras e legumes. E aumentar a umidade do ar em casa, com uma bacia de água ao lado da cama ou, para alérgicos, um umidificador. (CMC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Caminhões: Sindicato entra com ação judicial contra restrição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.