São Paulo, quinta-feira, 16 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Avião sem piloto vai monitorar tríplice fronteira

LUIZ CARLOS DA CRUZ
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM CASCAVEL

Um avião não tripulado com dez metros de envergadura e autonomia para mais de 20 horas de voo vai monitorar a fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina. O Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) é o novo equipamento da Polícia Federal para combater o crime.
O primeiro voo para testar a aeronave será realizado hoje em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Foram adquiridas três aeronaves pela PF. De fabricação israelense, elas têm câmeras capazes de identificar veículos e pessoas a quilômetros de distância. Na região da tríplice fronteira, a aeronave vai monitorar o contrabando de armas e drogas e detectar a presença de grupos criminosos.
O uso do avião não tripulado é comum em forças armadas, mas não em organismos policiais, segundo a PF, que se diz a primeira polícia do mundo a utilizar o Vant.
Uma equipe técnica da empresa israelense vai treinar os agentes federais. A fase de testes ainda não tem prazo para acabar.


Texto Anterior: Violência: RJ terá de indenizar vítima de bala perdida
Próximo Texto: Vestibular: Unicamp aceitará Enem de quem zerar na redação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.