UOL


São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No 1º semestre, ICMS caiu 13,2% em relação a 2002

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

De janeiro a julho deste ano, o ICMS, principal fonte de recursos do Governo do Estado de São Paulo, registrou uma queda de 13,2% em relação ao mesmo período no ano passado.
Se for considerado apenas o mês de julho, a queda é ainda maior: 13,9% a menos na comparação com julho de 2002.
Um estudo técnico elaborado pela Secretaria Estadual da Fazenda mostra que a evolução da arrecadação do ICMS em relação a julho de 2002 não conseguiu acompanhar a variação observada por quaisquer dos índices de preços no acumulado dos últimos 12 meses, encerrado em junho.
O trabalho justifica essa queda a partir do desempenho negativo da economia paulista no primeiro semestre do ano, com indicativos de redução no consumo das famílias e do investimento privado.
De acordo com o estudo, "a contenção da massa salarial tem reduzido a demanda interna e promovido a queda real da arrecadação do tributo. Além disso, as altas taxas de juros, bem como as incertezas quanto ao desempenho da economia nos próximos meses não favorecem o investimento, promovendo a estagnação da receita do imposto no setor de bens de capital".
O ICMS é um tributo estadual que incide sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços. Para atuar em um ramo de atividade abrangido pelo imposto, a pessoa ou empresa deve se inscrever no cadastro de contribuintes do ICMS. Também é obrigatório o pagamento do tributo na importação de produtos estrangeiros.


Texto Anterior: Educação: Repasse não cobre gasto de universidades
Próximo Texto: Greve afeta 4 unidades da USP de Ribeirão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.