São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Nem sei como eu devo denominar essas pessoas da USP Leste", afirma professor

DA REPORTAGEM LOCAL

O professor Marcelo Zugaib, titular da cadeira de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP, negou ontem que tenha pedido a saída das alunas de obstetrícia do Hospital Estadual de Sapopemba. "Eu não as conheço." Segundo Zugaib, o curso de parteira na USP Leste não tem nada a ver com ele. O professor afirmou ser "super a favor" do trabalho das enfermeiras-obstétricas, que trabalham sob supervisão do médico, mas que não pode opinar sobre as parteiras. "Nem sei como eu devo denominar essas pessoas da USP Leste." A seguir trechos da entrevista à Folha. (CC)

 

FOLHA - O sr. pressionou a direção do Hospital Estadual de Sapopemba para dispensar as alunas de obstetrícia da USP Leste?
MARCELO ZUGAIB
- Não fiz [pressão] nem quero fazer porque não tem nada a ver comigo esse assunto. Meu assunto é a Faculdade de Medicina e a área médica. Não sou eu quem determina se a USP Leste deve fazer estágio aqui ou acolá.

FOLHA - O estágio das parteiras no Sapopemba já estava acertado desde o início do ano. Representantes do hospital dizem que houve ingerência do senhor...
ZUGAIB
- Não houve nada disso. A única coisa que eu sei sobre isso [estágio] é que uma vez recebi um e-mail informal de uma pessoa que eu não sei quem é, e eu encaminhei [o e-mail] ao superintendente do HC. Se ele me perguntasse o que deveria ser feito, eu diria que não tem nada a ver comigo.

FOLHA - O que o sr. acha sobre o curso de obstetrícia da USP Leste?
ZUGAIB
- Não emito opinião de mérito sobre o curso. Ele não trabalha nem sob a minha subordinação nem como meu parceiro. Não tem nada a ver comigo. Comigo é a medicina e a enfermagem.

FOLHA - O sr. é contra as parteiras?
ZUGAIB
- Eu não as conheço. Sou super a favor da parteira-enfermeira, trabalhando sob supervisão do médico. Nem sei como eu devo denominar essas pessoas da USP Leste.

FOLHA - São obstetrizes, doutor.
ZUGAIB
- Para nós, as obstetrizes são as enfermeiras-obstétricas. Apesar de eu ser da USP, em nenhum momento eu participei, nem por interesse nem por ter sido requisitado, de qualquer discussão a respeito.


Texto Anterior: Serra envia projeto de bônus de desempenho na Educação
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.