São Paulo, domingo, 16 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mal-humorado dá Oscar a ator

especial para a Folha

Não são apenas as distimias que podem deixar as pessoas de mau humor. Alguns distúrbios da ansiedade também podem levar a um quadro de desânimo, tristeza, irritação e idéias depreciativas.
Um exemplo recente é o personagem que garantiu a Jack Nicholson o Oscar de melhor ator pelo filme "Melhor É Impossível".
No filme, Nicholson interpretava um obsessivo extremamente mal-humorado, cheio de manias (compulsões) e que passava boa parte da sua vida trancado dentro de casa. Era arrogante, carrancudo, irritado e muito infeliz.
A vida do escritor dá uma guinada quando ele começa a se tratar e pode entrar em contato com outras pessoas (a garçonete, a criança com asma e seu vizinho).
Além do transtorno obsessivo-compulsivo, outros distúrbios da ansiedade como a síndrome do pânico e a fobia social podem alterar o "jeito de ser" das pessoas. Os distúrbios podem deixar as pessoas mais esquivas, evitando situações que elas acreditam que não vão conseguir enfrentar. Muitas vezes é importante fazer um trabalho de terapia. (JB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.