São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE

Descarrilamentos de trens deixam 2 cidades do PR e de SC sem abastecimento
Dois descarrilamentos de trem, um ocorrido na segunda-feira e outro ontem, deixaram duas cidades sem abastecimento de água. As populações de Mafra (SC) e Rio Negro (PR) estavam, até o final da tarde de ontem, tendo de recorrer a carros-pipa e a água engarrafada.
Os acidentes aconteceram com trens de carga da empresa ALL (América Latina Logística) que transportavam óleo vegetal e diesel e soja para o porto de São Francisco do Sul (SC).
No descarrilamento de segunda-feira, conforme nota da empresa, nove vagões foram afetados num trecho próximo a Mafra. A causa provável do acidente foi uma queda de barreira.
Cerca de 10 mil litros de óleo vegetal vazaram para o rio Negro, manancial da cidade paranaense homônima e também da cidade catarinense.
Ontem à tarde, um outro trem da ALL saiu dos trilhos a aproximadamente dez quilômetros de distância do primeiro acidente. Dos 70 vagões, nove tombaram.
Cerca de 80 mil pessoas foram prejudicadas porque as companhias de abastecimento que atendem aos dois municípios tiveram de interromper, preventivamente, a distribuição de água para evitar contaminação. Segundo técnicos da ALL, o óleo vegetal não prejudica a saúde.
Hospitais, creches e escolas estavam recebendo água por meio de carros-pipa. Órgãos ambientais dos dois Estados estavam analisando amostras da água do rio para decidir se era possível retomar o fornecimento nas duas cidades na noite de ontem.
A previsão era que, liberado o abastecimento ontem, em 24 horas 70% dos consumidores teriam água. (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Panorâmica - Vestibular: Unicamp isenta 7.966 da taxa de inscrição
Próximo Texto: Ambiente 1: Morre baleia encalhada no Espírito Santo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.