São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 34,1C, SP tem o dia mais quente em um inverno desde 1961

Fernando Donasci/Folha Imagem
Mulher toma sol no clube do Pacaembu, ontem em São Paulo, quando a cidade registrou 34,1


Chegada de uma frente fria deve derrubar a temperatura hoje na capital paulista

FERNANDA NOGUEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com a máxima de 34,1C registrada na tarde de ontem, a cidade de São Paulo teve a mais alta temperatura em um inverno desde 1961 -quando os termômetros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) marcaram 35,2C. Foi também a segunda mais alta do ano -a maior, 34,5C, foi registrada no verão, em 25 de janeiro.
Hoje, o calor deve diminuir na capital paulista com a chegada de uma frente fria. Segundo o Inmet, a temperatura máxima deve ficar em 23C e a mínima, em 17C.
Estão previstas pancadas de chuva que devem elevar a umidade relativa do ar para mais de 60%. Ontem, o índice, que chegou a 20% e deixou a cidade em estado de atenção, também bateu um recorde. Foi o mais baixo desde setembro de 2004, quando chegou a 14%.
De acordo com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a qualidade do ar ficou regular na capital ontem. Segundo o meteorologista da Cetesb Ricardo Anazia, apesar de ter tido momentos críticos nos últimos dias por causa do calor e do tempo seco, a qualidade do ar em São Paulo vem apresentando melhora nos últimos anos.
"Nosso relatório anual mostrou que a obrigação do uso de catalisadores nos carros e a mudança de combustíveis está beneficiando o ar da cidade e, por conseqüência, a população", afirmou Anazia.

Dia de sol
Quem conseguiu uma folga do trabalho ontem aproveitou para passar o dia no parque Ibirapuera (zona sul). De férias, a professora Michele Lima, 23, saiu do Capão Redondo (zona sul) para passear com a mãe, a cunhada e a filha de três anos. "Andar entre as árvores diminui a sensação de calor", disse Lima, enquanto se refrescava diante de um borrifador de água do parque.
Já a advogada Fernanda Birke, 38, aproveitou a tarde quente para caminhar com o cachorro e tomar sol. "Ouvi que vai esfriar no fim de semana, então resolvi curtir adiantado", disse.


Texto Anterior: Justiça de São Paulo proíbe nova greve do metrô
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.