São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congonhas não tem atrasos no 1º dia de pistas reduzidas

Com redução de 240 m, auxiliar não recebe mais aviões de grande porte

Com a mudança, a pista principal passou de 1.940 metros para 1.640 metros, e a pista auxiliar, de 1.435 metros para 1.195 metros

DA REPORTAGEM LOCAL

O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, começou a funcionar ontem com as suas pistas reduzidas, mas sem transtornos aos passageiros pela manhã e à tarde.
A determinação do Ministério da Defesa levou a uma diminuição das pistas principal e auxiliar em 300 e 240 metros, respectivamente, com a intenção de criar áreas de escape.
Não há, por enquanto, nenhum tipo de demarcação no asfalto, mas as empresas aéreas tiveram de informar seus pilotos sobre os novos espaços para pousos, além de impor novas restrições aos pesos das aeronaves -compatíveis com as atuais dimensões das pistas.
Todas as companhias pousavam ontem, segundo a Infraero. As chegadas canceladas no aeroporto eram da Gol e da Varig. Não havia tumulto nos saguões. As duas principais empresas, TAM e Gol, diziam não prever impactos significativos.
Da 0h às 20h, das 171 partidas previstas no aeroporto, uma tinha sofrido atraso superior a uma hora, e 33 foram canceladas -19.3% do total.
Até as 15h, nenhum vôo havia sido desviado para Guarulhos. No país, a situação também era normal até as 20h: 5,8% de vôos com atrasos acima de uma hora e 7% cancelados.
Com a mudança, a pista auxiliar passou de 1.435 metros para 1.195 metros. A pista principal passou de 1.940 metros para 1.640 metros. Há preocupação com transtornos em caso de chuva, quando a principal fecha -e, com as novas limitações, a auxiliar não receberá os principais aviões comerciais.
A Anac havia dado um prazo até a madrugada de ontem para as companhias apresentarem dados de adequação das aeronaves nas pistas mais curtas. Procurada ontem, sua assessoria não foi localizada.


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: Quanto custa Renan Calheiros
Próximo Texto: Motorista atropela ladrão, e tiroteio fecha via no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.