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Congonhas não tem atrasos no 1º dia de pistas reduzidas
Com redução de 240 m, auxiliar não recebe mais aviões de grande porte
Com a mudança, a pista principal passou de 1.940 metros para 1.640 metros, e a pista auxiliar, de 1.435 metros para 1.195 metros
DA REPORTAGEM LOCAL
O aeroporto de Congonhas,
na zona sul de São Paulo, começou a funcionar ontem com as
suas pistas reduzidas, mas sem
transtornos aos passageiros pela manhã e à tarde.
A determinação do Ministério da Defesa levou a uma diminuição das pistas principal e
auxiliar em 300 e 240 metros,
respectivamente, com a intenção de criar áreas de escape.
Não há, por enquanto, nenhum tipo de demarcação no
asfalto, mas as empresas aéreas
tiveram de informar seus pilotos sobre os novos espaços para
pousos, além de impor novas
restrições aos pesos das aeronaves -compatíveis com as
atuais dimensões das pistas.
Todas as companhias pousavam ontem, segundo a Infraero. As chegadas canceladas no
aeroporto eram da Gol e da Varig. Não havia tumulto nos saguões. As duas principais empresas, TAM e Gol, diziam não
prever impactos significativos.
Da 0h às 20h, das 171 partidas
previstas no aeroporto, uma tinha sofrido atraso superior a
uma hora, e 33 foram canceladas -19.3% do total.
Até as 15h, nenhum vôo havia
sido desviado para Guarulhos.
No país, a situação também era
normal até as 20h: 5,8% de vôos
com atrasos acima de uma hora
e 7% cancelados.
Com a mudança, a pista auxiliar passou de 1.435 metros para 1.195 metros. A pista principal passou de 1.940 metros para 1.640 metros. Há preocupação com transtornos em caso
de chuva, quando a principal fecha -e, com as novas limitações, a auxiliar não receberá os
principais aviões comerciais.
A Anac havia dado um prazo
até a madrugada de ontem para
as companhias apresentarem
dados de adequação das aeronaves nas pistas mais curtas.
Procurada ontem, sua assessoria não foi localizada.
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