São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Minas encontradas no litoral de AL serão destruídas em outubro

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

A Marinha marcou para 4 de outubro o início das operações de destruição de seis minas explosivas, supostamente da 2ª Guerra Mundial, encontradas enterradas numa praia e na zona urbana de Maragogi (125 km de Maceió).
Segundo o capitão dos Portos do Estado, comandante André Pereira Meire, o trabalho deverá ser concluído após 25 dias, com a detonação num aterro sanitário.
As minas -bolas metálicas com 1 m de diâmetro e 100 kg- têm cerca de 80 kg de explosivos. Segundo o capitão, foram construídas para destruir navios e podem matar uma pessoa a
45 m.
A hipótese é que elas tenham sido colocadas em algum ponto do mar durante a guerra (1939-1945) e foram arrastadas pelas correntezas.
As minas foram então recolhidas e enterradas por pescadores. Uma perícia ainda vai identificar a época de produção dos artefatos.
Em maio, outra mina do tipo foi achada casualmente por operários, numa escavação para obra sanitária.
Ela foi detonada pela Polícia Militar, mas seu poder de destruição surpreendeu. Casas a 700 m sofreram danos.


Texto Anterior: Dois engenheiros podem ser punidos por queda de vigas
Próximo Texto: Promotor apura se mais empresas pediram quebra de sigilo criminal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.