São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obra parada em área da cracolândia é cercada

A pedido do Estado, prefeitura pôs grade no local de futuro centro cultural

Com o cercado, usuários de crack e traficantes passaram a se aglomerar meia quadra abaixo do terreno

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DE SÃO PAULO

Eram como joões-teimosos, os bonecos que vão e voltam. No terreno de escombros que dará lugar ao Complexo Cultural da Luz, os bombeiros do quartel ao lado jogavam água ontem para apagar os isqueiros das centenas de usuários de crack que tomavam o lugar.
Bastava a água e a poeira baixarem para o canteiro voltar a abrigar dependentes químicos, moradores de rua e traficantes da cracolândia -os escombros viraram abrigo após a obra ser paralisada por uma disputa judicial.
À tarde, um trator removeu entulhos e, a pedido da Secretaria de Estado da Cultura, responsável pelo terreno, a Subprefeitura da Sé cercou com grades a área entre a avenida Duque de Caxias, a rua Helvétia e a alameda Barão de Piracicaba.
Na Duque de Caixas, também lacrou com cimento e tijolos as frestas que restavam nos muros ainda de pé.
Com o cercado, os usuários se aglomeravam meia quadra abaixo, na Barão de Piracicaba, à vista dos PMs.
Dezenas de policiais militares e guardas-civis escoltavam a operação e abordavam traficantes. Outros 30 agentes de saúde tentavam convencer os dependentes a procurarem tratamento.
Segundo a Polícia Militar, 200 pessoas são abordadas diariamente na região e, de janeiro até ontem, houve 136 flagrantes de tráfico e 112 de roubos; 178 foragidos da Justiça foram capturados.
Ontem, de 200 a 300 viciados se reuniam debaixo das marquises dos prédio degradados da cracolândia que ainda estavam de pé. Fechavam-se em rodas para dividir a droga e dar cobertura.
Num dos muros, algum profeta de rua deixou o recado: "Quando a Luz se apagar, só restarão os isqueiros".


Texto Anterior: Alfredo Serafino Paesani (1930-2010): Um militante da arquitetura
Próximo Texto: Carro de desaparecidos é achado queimado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.