São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

IVANI KOTAIT (1931-2011)

Dedicou-se à editoração científica

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Por ser a mais velha da prole, Ivani Kotait acabou sendo a responsável por orientar profissionalmente seus cinco irmãos, principalmente os mais novos. Ela, Ivan, Ivana, Ivandro, Ivandir e Ivanete eram filhos de pai libanês, um comerciante, e mãe síria.
Nascida em Cafelândia, a 412 km da capital paulista, Ivani ainda na adolescência começou a trabalhar na alfabetização de índios no município de Avaí (SP). Ia a cavalo ao local de trabalho.
Aos 22 anos, mudou-se com os irmãos para São Paulo, para que todos pudessem fazer uma faculdade.
Formou-se em biblioteconomia pela USP e se tornou funcionária do Instituto Biológico de SP. Passou a se dedicar à área de editoração científica, conta a família.
Trabalhou ainda no Instituto Florestal e na Secretaria de Educação de São Paulo.
Escreveu trabalhos científicos e livros, como "Editoração Científica", lançado em 1981 pela editora Ática. "Editorar significa preparar tecnicamente um manuscrito para publicação", escreveu.
Também deu palestras e cursos no Brasil e no exterior. Na Associação Brasileira de Normas Técnicas, coordenou o CB14, o comitê brasileiro de informação e documentação.
A família lembra que ela era apaixonada por fotografia e cinema e adorava museus. Chegou a ser diretora da Faculdade de Museologia da USP, conta a irmã Ivana.
Em 2009, teve diagnosticado um câncer no pulmão. Morreu na sexta-feira (9), aos 80 anos, de insuficiência respiratória e cardíaca. Solteira, não deixa filhos.
A missa do sétimo dia será realizada hoje, às 18h30, na igreja do Santíssimo Sacramento, na rua Tutóia, 1.125, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Seis anos após adotar irmãos, pais tentam devolver um deles
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.