São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

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Dilma prevê investimento de R$ 5 bi em obra do metrô

Presidente anunciará nos próximos dias recursos para quatro capitais

Projetos para Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Curitiba já foram confirmados; Rio tenta obter verba

NATUZA NERY
DIMMI AMORA

DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff anunciará nos próximos dias investimentos de cerca de R$ 5 bilhões em metrôs.
É o maior valor já investido pelo governo federal nesse tipo de transporte.
Projetos em quatro cidades (Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Curitiba) já estão confirmados. O Rio de Janeiro ainda tenta recursos.
Os projetos já aprovados somam 80,8 km de metrô e têm previsão de obras com duração de três a quatro anos. Eles teriam custo total estimado em cerca de R$ 10 bilhões.
O valor de R$ 5 bilhões é o que está sendo estimado pelas capitais. Mas, até o anúncio oficial -ainda sem data-, pode mudar. A diferença entre o custo da obra e o repasse do governo terá de ser bancada por Estados e municípios, que também devem conseguir parcerias privadas.
O anúncio do governo é um contraponto a um dos principais temas da campanha de José Serra (PSDB) à Presidência em 2010, que prometia construir 300 km de metrô.
As obras de metrô com recursos federais ficaram praticamente paralisadas nos últimos 20 anos -no período, foram feitos apenas pequenos investimentos em Belo Horizonte e Recife. Hoje o país tem 226 km de malha.
Segundo Vicente Abate, presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), em média se faz 1,2 km de metrô ao ano no país, o que é muito pouco, diz.
Os recursos federais para metrôs são do PAC da Mobilidade, que tem R$ 18 bilhões para projetos de transporte urbano em cidades com mais de 700 mil habitantes.
As obras de metrô no Brasil costumam enfrentar atraso e estouro de orçamento. Em Salvador, a construção da linha de 22 km com recursos do PAC vai ser anunciada sem que a linha antiga de 6 km, iniciada em 1999, esteja pronta.
A linha nova será feita no lugar de um projeto de ônibus articulado para a Copa 2014. A Folha revelou em julho que um lobby de empreiteiras fez o governo da Bahia trocar o sistema pelo metrô, com custo. O custo do metrô será cinco vezes maior, e ele não fica pronto até a Copa.


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