São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arquivo Público do Estado deve receber material

DE SÃO PAULO

O abandono do acervo centenário da Maternidade São Paulo poderá chegar ao fim no próximo ano.
No último dia 15 de agosto, numa reunião entre a associação que geria a maternidade e a atual dona do prédio, houve um consenso: o material histórico da antiga unidade deverá ser doado para o Arquivo Público do Estado.
No entanto, é preciso que, antes, o Ministério Público do Trabalho se posicione favoravelmente, para então o acordo ser homologado pelo juiz do trabalho.
O órgão, por sua vez, diz que recebeu o processo no último dia 10 e que a apreciação deve demorar cerca de oito dias.
Depois de a doação ser autorizada, o arquivo ainda deve demorar nove meses para ser totalmente higienizado e arrumado, segundo a empresa contratada para organizar todo o material.

NOVO ENDEREÇO
O Arquivo Público do Estado diz que irá receber o acervo num prédio novo, previsto para ser inaugurado no final de janeiro. A memória da maternidade ficará no mesmo local onde já funciona o arquivo, na avenida Cruzeiro do Sul (zona norte de SP).
Uma vez lá, os dados ficarão acessíveis para qualquer pessoa interessada.
Essa é a esperança da secretária Ângela Vieira, que tenta descobrir, com a irmã Maria do Céu, o verdadeiro dia de nascimento do cunhado Hailton Roberto Peixoto.
Ele comemora aniversário em 29 de junho, mas suspeita-se que há 64 anos a festa aconteça em data errada. O certo seria no dia 18. (EB e TB)



Texto Anterior: Acervo da primeira maternidade de SP está abandonado
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.