São Paulo, sexta, 16 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um pouco de papa, de gordura e de bem e de mal

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Foi um daqueles dias. Até cinco minutos antes de começar a escrever este texto, eu ainda estava em dúvida: será que falo sobre esse homem extraordinário, que hoje completa 20 anos de pontificado? Há muito o que dizer sobre João Paulo 2º. Fundamental, però, pragmático, revolucionário, ma, imaculado, profundamente lido e ilustrado, um verdadeiro santo.
Mas o que eu poderia dizer sobre o papa que o d. Luciano, o frei Boff ou o Carl Bernstein, em seu excelente "Sua Santidade - João Paulo 2º e a História Oculta de Nosso Tempo", ainda não disseram?
Pensei também na opção de discutir o maniqueísmo do slogan "o bem contra o mal", usado por Paulo Maluf em sua campanha eleitoral.
Mas, como cumprir a ingrata tarefa, mesmo usando do tato que me é peculiar, sem cair na arapuca de tomar partido deste ou daquele candidato?
Tudo bem. Poderia engendrar pelo meio-tom e dizer que a capacidade administrativa do autor do Minhocão pode ser equiparada à do responsável pela obra do corredor da avenida Santo Amaro.
Poderia dizer também que a má atuação da Secretaria da Segurança Pública do governo Covas e a equivocada decisão de Maluf de insistir em negligenciar o transporte público são projéteis do mesmo calibre. Mas, todos esses sacos de farinha o atento eleitor já colocou sobre a balança.
Restou-me a opção de realizar um serviço de utilidade pública, dando alento aos meus pares. Vejamos: por meio de uma revista de cabeleireiro, tomei conhecimento de que a filha da Vera Fischer, que emagreceu horrores meses atrás, voltou a ganhar peso. Pois desse assunto eu não só entendo, como me considero PhD. Já perdi e ganhei umas 20 arrobas ao longo da vida. No estágio atual, sou uma gorda anônima que frequenta o Vigilantes do Peso, onde tento me ver livre dos 20 quilos ganhos depois de ter minha catatônica tireóide extirpada. Pois, segundo o endocrinologista que me tratou, um dos bambambãs do país, a gordura tem seus dias contados. Ao menos 15 novos tipos de eficientes drogas estão sendo testadas pelo FDA e logo serão aprovadas. Aparentemente, nenhuma tem contra-indicação. A medicina está prestes a solucionar o problema do excesso de peso. É ficar com os dedos gordotos cruzados e toicinho, digo, torcer.

QUALQUER NOTA

Válvula de escape
O cirurgião Jorge Pagura, que tratou de Osmar Santos, Cláudia Liz e, agora, de Gerson Brenner, encontrou um jeito todo particular para aliviar a tensão do dia-a-dia. Entre os colegas do Hospital Albert Einstein, o renomado doutor é conhecido como o maior contador de piadas de UTI.

Rewind
A tática voltou! Será que o único tetracampeão que caminha sobre a face da terra, o autodenominado "vencedor" Mário Lobo Zagallo, assistiu ao jogo de quarta entre Brasil e Equador?

Pim, pam, pum!
Olha só: um leitor escreve para dizer que nada se pode esperar de um país cuja mais tradicional fábrica de brinquedos produz o boneco do Ratinho.

E-mail: barbara@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.