São Paulo, sexta, 16 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO SUPERIOR

Universidade não será privatizada, diz FHC

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que nunca pensou em privatizar as universidades. Ele disse ainda que é hora de as universidades pensarem "sobre elas próprias, em termos de qualidade".
"É preciso acabar com os fantasmas. Ninguém vai privatizar universidade nenhuma. Isso é luta política para desqualificar os esforços feitos", afirmou o presidente, em cerimônia de comemoração ao Dia do Professor, no Palácio do Planalto.
O presidente disse que a universidade privada tem de existir ao lado da pública, "até porque a escola privada, sozinha, não vai atender a todos". Ele defendeu também a ampliação do acesso ao ensino superior. "Não podemos deixar que a universidade pública se transforme num bastião de poucos", disse.
FHC afirmou lutar contra "a mediocratização" do ensino. "O caminho que estamos levando adiante é o da democratização da escola, com a diferença de que, ou se dá qualificação, ou não vai se ter emprego."
FHC disse que no próximo governo vai fazer um esforço para que o ensino secundário, o profissionalizante e o superior evoluam.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.