São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pais acampam nas portas de pré-escolas

DA REPORTAGEM LOCAL

O medo de não conseguir uma vaga em pré-escolas fez com que pais acampassem desde anteontem nas portas de escolas infantis municipais de Taboão da Serra (Grande São Paulo).
Na Escola Infantil Mônica, no bairro de Jardim Carmelinda, a Folha contou 113 pais ontem, às 12h, na fila para disputar uma das 128 vagas. O processo de matrícula começa somente hoje.
Na Escola Infantil Dona Benta, em Jardim das Esmeraldas, também houve fila. Ontem, às 13h15, o número de pais acampados chegava a 46. O estabelecimento oferece 150 vagas.
Cláudia Ferreira, 26, guardava o primeiro lugar da fila em frente à escola Mônica. Sua cunhada havia chegado às 7h de terça-feira. "Estou revezando com mais quatro pessoas para conseguir uma vaga para o meu sobrinho", conta Cláudia, que chegou ontem às 10h para substituir sua cunhada.
Alguns pais chegaram a improvisar barracas no muro da escola. Foi o caso de José Ribeiro, 35, que, na noite de terça-feira, gastou R$ 5 para comprar lona e fios e montou um abrigo improvisado com tubos de PVC e telhas de amianto.
Nas portas das duas escolas, os próprios pais organizavam senhas a fim de evitar tumulto no momento em que começar a matrícula.
"No ano passado, quem dormiu na fila não conseguiu vaga porque um grupo de pais chegou numa van e começou a tumultuar. Neste ano, estamos nos organizando, já que ninguém da secretaria apareceu por aqui", diz Arnaldo dos Santos, 27, que chegou às 18h de anteontem e foi o primeiro da fila informal de matrícula da Escola Dona Benta.


Texto Anterior: Educação: Grupo é acusado de vender vaga de medicina
Próximo Texto: Municipalização agrava problema, diz prefeito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.