São Paulo, segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SILVIA ISABEL LOPES SILVEIRA LOPES (1953-2009)

A professora e a história da educação em Taquaritinga

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

A associação da qual Silvia Isabel Lopes Silveira Lopes foi vice-presidente bem que tentou, mas a cidade de Taquaritinga (SP) -onde vivem 53.232 habitantes- continua sem sala de cinema.
Há alguns anos, os Amigos da Cultura de Taquaritinga conseguiram reativar o Cine São Pedro, só que o teto do prédio ameaçou desabar, e hoje ele se encontra fechado.
Professora de história aposentada, Silvia demonstrou desde cedo ter um espírito de liderança, como conta o marido, o bancário aposentado Nelson. No colégio, foi presidente do grêmio estudantil. Alguns anos depois, estava brigando pela criação do Ites (Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior). Foi diretora de Cultura da cidade e secretária da Educação em três diferentes gestões.
Na prefeitura, teve atuação direta para que os professores municipais passassem a receber dois bônus anuais. Dizia que "estava" secretária, pois "era", na verdade, professora. Foi ainda coordenadora e diretora de escola. O marido conta que, aposentada e exercendo outras funções, ela estava sentindo falta das salas de aula. O hábito do estudo e da leitura, Silvia não havia abandonado. Como ela e o marido eram de famílias diferentes, mas de mesmo nome, ela dobrou o Lopes no sobrenome depois de se casar em 1975.
Morreu na quarta, aos 56, em decorrência de um câncer. Deixa um filho.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Unicamp libera prova para candidato que esqueceu fotografia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.