São Paulo, segunda, 16 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSUMO

Ginástica sem orientação pode acarretar prejuízos

KÊNYA ZANATTA
da Reportagem Local

Ginástica sem orientação pode trazer prejuízos tanto para a saúde quanto para o bolso do consumidor. Este é o alerta dos profissionais da área.
Antes de se matricular em uma academia de ginástica ou comprar um aparelho para fazer exercícios em casa, é preciso tomar alguns cuidados (veja quadro ao lado).
"A primeira coisa a observar é se a academia tem programas de atividades adequados à condição física do indivíduo", diz Carlos Ugrinowitsch, professor da Escola de Educação Física da USP (Universidade de São Paulo).
Segundo ele, quem vai começar a praticar exercícios deve passar por um exame médico, além da avaliação física feita na academia.
Ugrinowitsch lembra ainda que se deve utilizar roupas leves, beber líquidos em pequenas doses antes, durante e depois da atividade física, evitar comer muito ou ficar longas horas sem se alimentar antes do exercício e fazer sempre aquecimento e alongamento.
Na hora de adquirir um aparelho de ginástica, o consumidor deve procurar a orientação de um profissional da área. Se não fizer isso, corre o risco de desperdiçar dinheiro comprando o equipamento errado, não alcançar os resultados esperados e até se machucar ao fazer o exercício de forma incorreta.
"Nem sempre a pessoa compra o equipamento adequado ao exercício que quer fazer", diz o professor de educação física Cássio Antonelli, coordenador da academia Competition.
Quanto aos produtos que prometem emagrecimento rápido, Antonelli aconselha não ceder à tentação e procurar um médico antes de ingerir qualquer uma dessas substâncias. "Muitas pessoas se automedicam e tomam uma dosagem exagerada", afirma.
Edgar Corona, diretor da academia Bio Ritmo, diz que para contratar um personal trainer é necessário pensar primeiro no objetivo que se pretende atingir, e depois procurar um profissional adequado a ele.
"O currículo e a formação acadêmica demonstram uma especialização", afirma.
Tanto na academia quanto com um personal trainer, o importante é ser bem orientado pelo profissional e não esperar resultados imediatos.
"O professor deve estar sempre pensando na saúde do aluno como um todo, e não em simples mudança estética", diz o personal trainer João Baptista Gil Júnior.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.