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São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

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TRANSPORTES

SPTrans credita falhas ao excesso de passageiros; das 63 linhas, 18 vão manter, até fevereiro, portas do lado direito

Corredor "estréia" com tumulto e atrasos

DA REPORTAGEM LOCAL

A semana começou tumultuada para os usuários do corredor de ônibus que interliga a avenida São João (centro) aos terminais da Lapa e de Pirituba (ambos na zona oeste de São Paulo), inaugurado no último domingo.
Dentro dos terminais, as mudanças geraram filas e atrasos, de acordo com a própria SPTrans (órgão municipal responsável pelo setor de transportes). Ao longo do corredor, a Folha encontrou usuários e motoristas de carro confusos com as alterações.
Na maior parte das vias que integram o Passa-Rápido, conforme a prefeitura chama o sistema, a faixa exclusiva de ônibus passou da direita para a esquerda, com embarque e desembarque de passageiros no canteiro central. Ainda assim, das 63 linhas do corredor, 18 continuam do lado direito por falta de adaptação dos ônibus.
Nas avenidas Edgar Facó e Ermano Marchetti (zona oeste), há pontos de ônibus dos dois lados, o que confundiu a empregada doméstica Laudinete Avelino dos Santos, 38, que esperava o ônibus havia dez minutos quando o viu passar do outro lado da via. "Fui pega de surpresa", afirmou.
Os camelôs estavam entre os que mais rapidamente se adaptaram às mudanças: na tarde de ontem, já haviam transferido seus pontos-de-venda para os canteiros centrais do corredor.
Segundo o presidente da SPTrans, Gerson Bittencourt, todos os ônibus que trafegam no Passa-Rápido estarão adaptados com portas do lado esquerdo até fevereiro de 2004. Esse ajuste, segundo ele, já estava previsto no cronograma da prefeitura.
As exceções do sistema são as ruas Clélia e Guaicurus (ambas na Lapa), nas quais a faixa exclusiva para ônibus permanecerá à direita. A volta dos ônibus para a faixa esquerda, ao entrarem em outras vias do corredor, prejudicou, ontem, o fluxo dos demais veículos.
Outro problema era o desrespeito: as faixas exclusivas de ônibus foram invadidas por carros e motos. Ao mesmo tempo, ônibus ocuparam pistas destinadas aos veículos. Nos 15 km do corredor, há 16 radares para registrar justamente os carros e motos que transitaram nas faixas exclusivas de ônibus. A multa é de R$ 127,69.

Terminais
O afluxo de passageiros em direção ao centro foi maior do que o esperado nos terminais da Lapa e de Pirituba, segundo a SPTrans.
Ao longo do dia, a empresa aumentou de 22 para 40 o número de ônibus disponíveis para o trajeto na Lapa e de 23 para 43 em Pirituba. Seis linhas que haviam sido desativadas devido ao corredor foram reativadas para atender os usuários que vão ao centro.
A reserva técnica de ônibus nos dois terminais também se mostrou insuficiente ao longo do dia e foi ampliada, com mais 15 ônibus em cada terminal.
A empresa também precisou remanejar linhas nas plataformas, para evitar confusão no embarque e desembarque de passageiros, além de pedir à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) uma reprogramação dos semáforos, para que os ônibus saiam dos terminais mais rapidamente.
"Os usuários têm dito que diminuiu o tempo de viagem no corredor. As causas dos atrasos estavam nos terminais", diz Bittencourt. A meta da prefeitura é diminuir o tempo de viagem entre o centro e Pirituba em cerca de 25 minutos. Antes da implantação do sistema, cada ônibus demorava cerca de uma hora e 40 minutos para realizar esse trajeto. Para orientar os usuários, a empresa colocou 500 agentes nas ruas e distribuiu 500 mil folhetos. Informações pelo telefone 156 e pelo site www.sptrans.com.br.
(AMARÍLIS LAGE, SIMONE IWASSO E ISABELLE MOREIRA LIMA)


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