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TRANSPORTES
SPTrans credita falhas ao excesso de passageiros; das 63 linhas, 18 vão manter, até fevereiro, portas do lado direito
Corredor "estréia" com tumulto e atrasos
DA REPORTAGEM LOCAL
A semana começou tumultuada para os usuários do corredor
de ônibus que interliga a avenida
São João (centro) aos terminais
da Lapa e de Pirituba (ambos na
zona oeste de São Paulo), inaugurado no último domingo.
Dentro dos terminais, as mudanças geraram filas e atrasos, de
acordo com a própria SPTrans
(órgão municipal responsável pelo setor de transportes). Ao longo
do corredor, a Folha encontrou
usuários e motoristas de carro
confusos com as alterações.
Na maior parte das vias que integram o Passa-Rápido, conforme a prefeitura chama o sistema,
a faixa exclusiva de ônibus passou
da direita para a esquerda, com
embarque e desembarque de passageiros no canteiro central. Ainda assim, das 63 linhas do corredor, 18 continuam do lado direito
por falta de adaptação dos ônibus.
Nas avenidas Edgar Facó e Ermano Marchetti (zona oeste), há
pontos de ônibus dos dois lados, o
que confundiu a empregada doméstica Laudinete Avelino dos
Santos, 38, que esperava o ônibus
havia dez minutos quando o viu
passar do outro lado da via. "Fui
pega de surpresa", afirmou.
Os camelôs estavam entre os
que mais rapidamente se adaptaram às mudanças: na tarde de ontem, já haviam transferido seus
pontos-de-venda para os canteiros centrais do corredor.
Segundo o presidente da
SPTrans, Gerson Bittencourt, todos os ônibus que trafegam no
Passa-Rápido estarão adaptados
com portas do lado esquerdo até
fevereiro de 2004. Esse ajuste, segundo ele, já estava previsto no
cronograma da prefeitura.
As exceções do sistema são as
ruas Clélia e Guaicurus (ambas na
Lapa), nas quais a faixa exclusiva
para ônibus permanecerá à direita. A volta dos ônibus para a faixa
esquerda, ao entrarem em outras
vias do corredor, prejudicou, ontem, o fluxo dos demais veículos.
Outro problema era o desrespeito: as faixas exclusivas de ônibus foram invadidas por carros e
motos. Ao mesmo tempo, ônibus
ocuparam pistas destinadas aos
veículos. Nos 15 km do corredor,
há 16 radares para registrar justamente os carros e motos que transitaram nas faixas exclusivas de
ônibus. A multa é de R$ 127,69.
Terminais
O afluxo de passageiros em direção ao centro foi maior do que o
esperado nos terminais da Lapa e
de Pirituba, segundo a SPTrans.
Ao longo do dia, a empresa aumentou de 22 para 40 o número
de ônibus disponíveis para o trajeto na Lapa e de 23 para 43 em Pirituba. Seis linhas que haviam sido desativadas devido ao corredor foram reativadas para atender os usuários que vão ao centro.
A reserva técnica de ônibus nos
dois terminais também se mostrou insuficiente ao longo do dia e
foi ampliada, com mais 15 ônibus
em cada terminal.
A empresa também precisou remanejar linhas nas plataformas,
para evitar confusão no embarque e desembarque de passageiros, além de pedir à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)
uma reprogramação dos semáforos, para que os ônibus saiam dos
terminais mais rapidamente.
"Os usuários têm dito que diminuiu o tempo de viagem no corredor. As causas dos atrasos estavam nos terminais", diz Bittencourt. A meta da prefeitura é diminuir o tempo de viagem entre o
centro e Pirituba em cerca de 25
minutos. Antes da implantação
do sistema, cada ônibus demorava cerca de uma hora e 40 minutos para realizar esse trajeto. Para
orientar os usuários, a empresa
colocou 500 agentes nas ruas e
distribuiu 500 mil folhetos. Informações pelo telefone 156 e pelo site www.sptrans.com.br.
(AMARÍLIS LAGE, SIMONE IWASSO E ISABELLE MOREIRA LIMA)
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