São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corrida às compras piora trânsito à noite

Com a proximidade do Natal e com shoppings abertos após as 22h, congestionamentos noturnos começam a se intensificar

Turismo de Natal, para ver a decoração da cidade, como a árvore do Ibirapuera, também contribui para o aumento da lentidão depois das 20h

RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o início das férias escolares e da temporada de compras de Natal, os congestionamentos migraram das portas das escolas para as dos shoppings centers e pólos de comércio de rua da capital paulista. E o trânsito mudou de horário: se diluiu durante o dia, aumentou à noite e deverá invadir cada vez mais a madrugada a partir desta semana, quando a maioria dos shoppings passa a funcionar até depois das 23h30.
"Principalmente nesta semana, vamos ter a cidade muito movimentada em todos os horários, até depois da meia-noite", diz o consultor de transportes Jaime Waisman.
Desde o início do mês, a maior parte dos shoppings passou a abrir após as 22h, diz a Alshop (Associação de Lojistas de Shopping). A associação prevê alta entre 8% e 9% das vendas em relação a 2007, a despeito da crise econômica mundial.
Até agora, a tradicional queda de cerca de 20% dos índices de lentidão por conta das férias tem sido anulada pelo aumento do "trânsito natalino".
Na semana passada, quando a maioria das escolas já estava de férias, a média de congestionamentos a cada meia hora, entre as 7h e as 20h, foi de 84 km, semelhante às primeiras semanas de novembro, que tiveram 83 km e 85 km, respectivamente - com as aulas em curso.
As compras de Natal explicam também a "migração" das concentrações de fluxo para eixos como as avenidas 23 de Maio e Radial Leste, principais acessos à região de lojas da rua 25 de Março (centro).
A CET diz ter reforçado o monitoramento nas áreas mais críticas, recomenda que as pessoas usem transporte coletivo.
Além da corrida às compras, a saída dos motoristas para apreciar a decoração também contribui para a lentidão após as 20h. As regiões mais afetadas são a da Paulista e do Ibirapuera, por causa da árvore de Natal.


Texto Anterior: Médica morta era referência na área de laser
Próximo Texto: Radares móveis blindados não fiscalizam rodízio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.