São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Feirantes desrespeitam decreto e esticam horário

Norma, que completou um ano, determina que as feiras acabem às 13h

Sindicato alega prejuízo e defende tempo maior; prefeitura afirma que aplica multas e promete aumentar fiscalização

DO "AGORA"

Um ano após a prefeitura antecipar o horário de encerramento das feiras da cidade, a regra é descumprida por feirantes. A reportagem percorreu 15 delas na semana passada e constatou que 9 não respeitavam a regra.
Em 22 de janeiro de 2010, a prefeitura antecipou o fim das feiras das 13h30 para as 12h30, para que houvesse tempo de o lixo ser recolhido antes da chuva. Assim, a sujeira não seria levada pela água para os bueiros, causando enchentes.
O decreto também determinava a antecipação do recolhimento do lixo das barracas. Depois de reclamações, o governo municipal permitiu o fim das vendas até as 13h -horário em vigor hoje.
Na época, a reportagem constatou que 13 de 15 feiras tinham barracas que não cumpriam a norma.
Agora, a situação não é muito diferente. O caso mais grave foi encontrado na avenida Antenor Navarro, na Vila Medeiros (zona norte). Às 14h, muitos feirantes ainda vendiam seus produtos.
A maioria das barracas só começou a ser desmontada às 14h45, e até as 15h30, a rua estava interditada. "Esse horário prejudica. Minhas vendas caíram pela metade. O maior movimento é às 13h", reclamou uma feirante.
Na Vila Olímpia (zona oeste), os feirantes começaram a desmontar as barracas depois das 13h30. A reportagem só encontrou fiscal numa feira: na rua Martim Francisco, em Santa Cecília, no centro.
O presidente do sindicato dos feirantes, José Torres Gonçalves, defende que as vendas sejam liberadas até as 13h30 em dias de semana e até as 15h aos finais de semana. Ele alega que a redução causou prejuízos. A prefeitura diz que reforçará a fiscalização, feita por 700 agentes, e que a punição para infratores vai de advertência a revogação da permissão de uso. Mais de 300 multas foram aplicadas nos últimos meses nas regiões percorridas pela reportagem.
(VINÍCIUS DOMINICHELLI E e CAIO DO VALLE)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Segunda fase: 1º dia da Unicamp traz prova difícil e com dois erros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.