São Paulo, quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruzeiro sai antes da hora e esquece turistas em Fortaleza

Comandante da embarcação alega "clima adverso" e antecipa partida em mais de 5 h

Turistas ficaram revoltados com a situação e disseram que vão entrar na Justiça; empresa afirma que vai ressarcir valor dos pacotes

MATHEUS MAGENTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Um grupo de aproximadamente cem turistas não conseguiu embarcar ontem em um cruzeiro em Fortaleza (CE) porque o navio deixou o porto antes do horário previsto.
O cruzeiro MSC Melody chegou à capital cearense por volta das 7h30 (8h30 no horário de Brasília) e tinha saída prevista para as 16h. A embarcação deixou o porto às 10h30.
De acordo com o guarda portuário Francisco Vieira, o comandante tinha, no entanto, a possibilidade de deixar o navio na área de fundeio (onde as embarcações aguardam para atracar). Lá, poderia esperar a melhora das condições climáticas, como fez outro navio ontem.
Com 204 metros de comprimento, o MSC Melody possui 532 cabines, duas piscinas, shopping, sauna, cinema, cassino, academia, biblioteca, discoteca e dois restaurantes.
Os passageiros ficaram revoltados com a saída antecipada da embarcação. Alguns deles disseram acreditar que houve overbooking e prometeram processar a empresa turística.
A advogada Aurelina Pinto Dantas, que viajaria no cruzeiro, disse que já tem uma lista de 50 turistas -de Curitiba, Brasília e do interior do Ceará- para entrar com uma ação conjunta na Justiça. Pedirá ressarcimento por danos materiais e morais. Ela afirmou ter pago R$ 2.200 por uma cabine.
Já o professor aposentado José Moreira, 68, registrou queixa na polícia. "A gente supõe que uma empresa de porte internacional respeitasse mais os clientes, mas não foi o que aconteceu. Vou processar a empresa pelo transtorno."
Ele pagou cerca de R$ 1.500 pelo pacote de sete dias pelo litoral do Nordeste. Vindo de Maceió, o navio passará, além de Fortaleza, por Cabedelo (PB), Recife e Salvador.
Alguns passageiros reclamaram da forma como foram tratados no porto. "Ninguém nos falou a verdade e a todo instante mudavam a versão dos fatos", disse o administrador Marcelo Alencar, 30.

Outro lado
A MSC Cruzeiros -responsável pelo navio MSC Melody- informou que "nenhum passageiro embarcou no porto de Fortaleza por questões de segurança, em razão do mau tempo e dos ventos fortes".
Segundo a empresa, os passageiros terão reembolso total do valor pago. A solicitação deve ser feita aos agentes de viagens que venderam os pacotes.
Sobre a possibilidade de ser processada na Justiça, a empresa não comentou.


Texto Anterior: Polícia: Grupo coloca fogo em ônibus para protestar
Próximo Texto: Tocantins: Humorista Arnaud Rodrigues morre em acidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.