São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus cai em precipício e mata 11 pessoas no Ceará

Veículo com 40 passageiros despencou em abismo e ficou preso em pedra a uma altura de 15 metros

Feridos esperaram quase 3 h por resgate; no Mato Grosso do Sul, acidente com ônibus escolar deixou 38 alunos, entre 8 e 17 anos, feridos

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Onze pessoas, entre elas uma grávida, morreram e 30 ficaram feridas após um ônibus de turismo despencar em um precipício com cerca de 400 metros, na madrugada de ontem, na serra de Ibiapaba, em Tianguá (CE). O motorista perdeu o controle do veículo em uma curva, despencou 15 metros até bater e ficar preso em uma pedra cravada no local.
Os feridos aguardaram quase três horas pelo resgate, feito com a ajuda de bombeiros e de um helicóptero. Desesperados, muitos passageiros, segundo o relato de sobreviventes, se jogaram da janela na queda.
O ônibus, com 40 passageiros e dois motoristas, saiu de Santa Inês (252 km de São Luís, no Maranhão) no domingo à tarde e tinha Fortaleza como destino.
O acidente aconteceu por volta das 3h30. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo, de 1990, em uma curva, no km 304 da BR-222, e caiu no penhasco.
O Corpo de Bombeiros teve dificuldades no resgate, pois a área é de difícil acesso. A possibilidade de haver mais vítimas não foi descartada uma vez que passageiros do ônibus afirmaram que viram colegas se jogando de janelas do veículo antes do choque.
Segundo o inspetor Stênio Pires, da PRF, o resgate foi prolongado até o início da tarde, pois acreditava-se que poderia haver mais vítimas no fundo do precipício, mas a hipótese não foi confirmada nas buscas.
"Os bombeiros fizeram uma varredura na área para se certificar de que não havia mais ninguém lá. Eles foram até o final do barranco, pois avistaram uma poltrona do ônibus que, de longe, parecia um corpo humano", disse Pires.
Um helicóptero da Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) ajudou nas buscas.
A Polícia Rodoviária Federal afirmou que a empresa que fez o aluguel do veículo foi a E. E. Soares Ltda, que ainda não foi localizada.

Nomes
O IML (Instituto Médico Legal) de Sobral (245km de Fortaleza) informou que recebeu, até o início da noite, só 11 corpos -sete homens e quatro mulheres. Os nomes das vítimas deverão ser divulgados hoje.
Oito pessoas foram internadas na Santa Casa de Misericórdia de Sobral -duas em estado grave. Vinte e duas pessoas foram atendidas no Hospital Regional de Tianguá (330 km de Fortaleza) e liberadas em seguida.
Até o início da noite de ontem, três vítimas haviam recebido alta e estavam na Delegacia Regional de Saúde, onde receberam atendimento com psicólogos oferecido pela prefeitura e aguardavam pela chegada de parentes.
A chefe-de-gabinete da Prefeitura de Santa Inês, Francisca Oliveira, disse que muitos familiares procuraram o órgão para ter notícias dos passageiros no ônibus. Ela disse que está aguardando a divulgação da lista das vítimas para repassá-la à população e para tomar as providências necessárias.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: O sobrevivente: "Era muito choro e muito grito", diz sobrevivente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.