São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PATRIMÔNIO

Museu do Rio envia pesquisador a SP para avaliar obras achadas com estudante
Um enviado do Museu Nacional chegou ontem a São Paulo para avaliar as obras encontradas no apartamento do estudante de biblioteconomia Laéssio Rodrigues de Oliveira, na sexta-feira. Dante Luiz Martins Teixeira, ornitólogo e especialista em história das ciências, procura entre os livros raros outro que pertença ao museu.
Anteontem, a polícia de São Paulo devolveu ao diretor do museu, Sérgio Alex Azevedo, o exemplar de "Medicina Brasiliensi" (1648), do holandês Willem Piso. O livro foi 1 dos 13 que sumiram da biblioteca do museu. Outras 11 obras tiveram gravuras arrancadas.
A polícia apresentou no sábado as obras de origem já identificada, além de 76 fotos antigas do Rio de Janeiro e um documento supostamente assinado por d. Pedro 2º. Mas, segundo a assessoria do Museu Nacional, muitos outros livros raros estavam no apartamento do estudante.
Mesmo que mais obras sejam identificadas hoje, é provável que só sejam reapresentadas amanhã. O Ministério da Educação, responsável pelo Museu Nacional, quer enviar representante para a reapresentação.
Por causa da burocracia, os recursos liberados pelo MEC (R$ 760 mil) e pelo Ministério da Cultura (R$ 500 mil) para o reforço da segurança do museu ainda não saíram de Brasília. Sem esse dinheiro, o setor de obras raras da biblioteca continuará fechado ao público. (DA SUCURSAL DO RIO)

Texto Anterior: Clima: Vento de 110 km/h destelha 2.000 casas no litoral do Rio
Próximo Texto: Rio: Grupo carrega caixas eletrônicos de agência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.