São Paulo, sábado, 17 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato ao conselho gestor do Ibirapuera propõe área de sexo livre no parque

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma proposta polêmica pauta a eleição de amanhã do conselho gestor do parque Ibirapuera. Inspirado numa experiência holandesa, o candidato a uma das seis vagas de conselheiro Douglas Drumond quer criar áreas de exclusão em que relações sexuais seriam permitidas a céu aberto, nos arbustos ou sob a copa das árvores.
A idéia tem sido divulgada por e-mail, em forma de convite para que pessoas votem na eleição de domingo. De maneira eufêmica, a mensagem diz que o objetivo do candidato, um militante do movimento gay paulistano, "é criar pequenas áreas no parque destinadas somente ao homem e somente à mulher".
Drumond explica: "Sendo mais ousado e acompanhando as tendências dos parques da Europa, entendo que isso é um atrativo turístico de grande potencial. Quando se fala que numa cidade as pessoas podem ficar no parque peladas ou fazendo sexo na praça, atrai. Quero atrair o turismo para São Paulo de uma forma mais moderna, oficializando uma coisa que já existe".

Sexo ao ar livre
O sexo ao ar livre no Ibirapuera não é novidade. Como já revelou reportagem da Folha, os encontros ocorrem geralmente perto do portão 7 (avenida República do Líbano), ao lado da Casa da Leitura e atrás da caixa-d'água, perto do estacionamento do MAM (Museu de Arte Moderna). As pessoas aproveitam a falta de iluminação e o abrigo dos troncos e transam em pleno parque. "Já existe esse fato, as pessoas fazem sexo mesmo", diz Drumond.
Representante da Secretaria do Verde no conselho do Ibirapuera, Helena Magozo diz que a implantação da zona de sexo livre "depende de outras esferas, como a Secretaria do Verde e a prefeitura".
"A política é de inclusão e nunca de exclusão ou de segregação do público. O espaço é de convivência dentro dos princípios legais", afirma.
Curiosamente, o projeto de Drumond não prevê áreas para sexo entre homens e mulheres. O Ibirapuera tem pouco mais de 1,5 milhão de metros quadrados e recebe 20 mil pessoas durante a semana. Aos domingos, o público é de 130 mil. O parque funciona das 5h à meia-noite.


As eleições para o conselho gestor dos 38 parques paulistanos acontecem amanhã, das 10h às 16h. Qualquer pessoa pode votar, basta apresentar um documento de identidade.


Texto Anterior: Metrô: trecho da paulista fecha hoje e amanhã
Próximo Texto: Naufrágio: Preso o homem apontado como comandante do barco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.