São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2010

Próximo Texto | Índice

Quadrilha armada assalta Tiffany no Cidade Jardim

Oito homens, segundo testemunhas, assaltaram joalheria em shopping de alto luxo em SP

Ação durou poucos minutos e ocorreu por volta das 15h; criminosos saíram com joias da vitrine e do cofre e levaram funcionário como refém

IURI DE CASTRO TÔRRES
DA REPORTAGEM LOCAL

A joalheria Tiffany & Co. do shopping Cidade Jardim, um dos mais luxuosos de São Paulo, foi assaltada na tarde de ontem por uma quadrilha armada com revólveres e fuzis. A ação durou poucos minutos e não teve feridos. Ninguém foi preso.
A Tiffany, símbolo mundial de glamour, não divulgou a quantidade nem o valor total das peças roubadas. Confirmou apenas que os assaltantes levaram joias da vitrine e do cofre.
Testemunhas afirmaram que foram levadas ao menos duas sacolas grandes. Todas as peças tinham seguro, conforme a empresa, que informou que só vai registrar a ocorrência hoje , após levantamento do prejuízo com a matriz norte-americana.
O assalto ocorreu por volta das 15h. Segundo testemunhas que não quiseram se identificar, a ação durou de três a cinco minutos e contou com oito homens, alguns encapuzados.
A joalheira fica no térreo do Cidade Jardim, a menos de 50 m de um ponto de embarque e desembarque de passageiros. Os bandidos pararam três veículos ali, entraram no shopping e chegaram rapidamente à loja.
Após pegar as joias, fugiram nos carros levando um funcionário como refém -ele foi deixado mais tarde, sem ferimentos, próximo à ponte Octavio Frias de Oliveira. Testemunhas afirmaram terem ouvido tiros do lado de fora do shopping.
A polícia informou não ter o total de assaltantes nem dados sobre os veículos. Há suspeitas de que sejam os mesmos que assaltaram outro loja de luxo, a Montblanc do shopping Pátio Higienópolis, em janeiro.
Em nota, a joalheria, que ficou de portas fechadas a tarde toda, afirmou que funcionará normalmente hoje e que "acredita na capacidade da polícia de elucidar o caso o quanto antes".
Quando a reportagem chegou ao shopping, cerca de 40 minutos após o assalto, todas as lojas funcionavam normalmente, com exceção da Tiffany. Antes, houve correria, segundo testemunhas. Lojas de todos os andares baixaram as portas.
"Não houve violência, mas um deles [assaltantes] entrou com uma arma na nossa loja e ficou nos vigiando, para ver se não chamaríamos a polícia", disse um funcionário de uma loja em frente à joalheria.
A publicitária Juliana Constantino, que estava no segundo andar do shopping, disse não ter visto os assaltantes, mas se escondeu em uma loja, por recomendação dos seguranças.
Usuários do microblog Twitter relataram em tempo real o crime. Um deles, em tom irônico, disse: "É brincadeira. Assalto em pleno domingão no Cidade Jardim. Aguardando os queridos ladrões irem embora."
A Tiffany foi fundada em 1837 e é símbolo de luxo e glamour -ficou ainda mais famosa com o filme "Bonequinha de Luxo" (1961), com Audrey Hepburn. No Brasil, abriu a primeira loja no shopping Iguatemi e, em 2008, a do Cidade Jardim.


Próximo Texto: Moacyr Scliar: Eu me amo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.