São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

WILY VICTOR SANVITTO (1932-2010)

O patrono do Juventude de Caxias do Sul

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

As glórias do Juventude de Caxias do Sul (RS), fundado em 1913, foram devidamente cantadas em seu hino oficial.
Mas quando o time inaugurou seu estádio, em 1975, na presidência de Wily Victor Sanvitto, foi preciso registrar o orgulho novamente.
Surgiu então o "Hino da Volta do Juventude", que homenageia seu presidente. Na música, canta-se "Eu vi Wily venci, é isso aí". O trecho é uma paródia da expressão "veni, vidi, vici" (vim, vi, venci), usada pelos romanos.
Wily foi um apaixonado pelo Juventude. Ocupou a presidência da equipe duas vezes, nas décadas de 60 e 70. Nos anos 90, como presidente do conselho deliberativo do clube, assinou a parceria com a Parmalat -depois disso, o time conquistou seus títulos mais importantes, como a Copa do Brasil, em 1999. Tornou-se patrono da equipe.
Formado em direito, teve um escritório e se dedicou às terras deixadas pelo pai comerciante. Também chegou a fazer parte da diretoria do Banco do Rio Grande do Sul, como conta sua irmã Lorita.
Apesar de amante do esporte, não jogou bola. Mas acompanhava tudo sobre o assunto e era fã de Pelé. Numa das passagens do jogador pela cidade, conseguiu que o ídolo lhe autografasse uma flâmula.
Solteiro e sem filhos, morava com a irmã havia 18 anos. Seus sobrinhos-netos até o chamavam de avô -o Vô Tuto.
Estava muito debilitado.
Morreu na quarta, aos 78, de infarto. A missa de sétimo dia será amanhã, às 19h, na catedral de Caxias do Sul.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.