São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Estação da Luz ganhará iluminação e móveis novos para valorizar arquitetura

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

A estação da Luz, no centro de São Paulo, vai ganhar uma nova iluminação que, além de valorizar sua arquitetura, promete melhorar a segurança dos mais de 200 mil passageiros que passam por ali todos os dias.
O projeto executivo, que está em fase final de documentação, foi obtido com exclusividade pela Folha.
Com a instalação de 280 pontos de luz em substituição aos que existem hoje, a claridade passará de 30 a 90 lux para ao menos 200 lux, intensidade mínima estabelecida por norma para plataformas ferroviárias.
A abóbada da estação ganhará 34 fachos de luz a cada dez metros, para valorizar a arquitetura, segundo Paulo Faccio, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.
Também serão instalados 45 bancos novos, com desenho baseado nas cores e formas dos originais.
Segundo Faccio, todos os itens do mobiliário, incluindo os postes de iluminação e as 57 lixeiras, têm uma linguagem contemporânea, mas foram desenhados para se incorporar à arquitetura da estação (um bem tombado) sem se destacar.
Eles serão fixados com prendedores metálicos para que não seja necessário furar as estruturas da estação.
Os 80 postes que serão instalados na plataforma central de embarque terão caixas de som 360º embutidas, para substituir as que existem hoje, nada discretas.

INTERVENÇÃO INDEVIDA
O novo projeto já tem o aval dos órgãos do patrimônio histórico e foi feito para atender a uma solicitação do Ministério Público Federal.
Em 2005, logo após um amplo restauro da estação, a procuradoria constatou que havia intervenções estéticas indevidas em portas, esquadrias e paredes. Também detectou problemas como infiltrações, falhas com equipamentos de segurança, além da iluminação insuficiente.
Para corrigir essas deficiências, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi firmado com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), responsável pela reforma da estação.
O edital da licitação do projeto de iluminação deverá ser lançado no próximo semestre. Já as obras começam a ser realizadas em 2012, afirma a CPTM.


Texto Anterior: CET reduz velocidade em avenidas da cidade
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.