São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PIAUÍ

Presidiários fazem carregadores de celular com palitos de sorvete

DE SÃO PAULO - Presidiários do Piauí produziram carregadores de telefones celulares com palitos de picolé.
Três exemplos dos carregadores "artesanais" feitos pelos presos foram apreendidos por agentes penitenciários na última sexta-feira, no presídio de segurança máxima José de Deus Barros, em Picos (a 333 km de Teresina).
Desde que a Secretaria de Justiça do Piauí determinou vistorias semanais nos presídios do Estado, celulares e carregadores são frequentemente encontrados com os presos -mas essa foi a primeira apreensão do gênero.
A tecnologia desenvolvida pelos presos, que inclui molas para fazer as vezes de polos positivo e negativo, pareceu enigmática até para os funcionários responsáveis pela apreensão.
"É uma coisa tão simples que eu até me surpreendi que funcionasse", disse à Folha o tenente Anselmo Portela, que encontrou o material.
Segundo ele, o reconhecimento do objeto como carregador de celular foi possível porque uma bateria estava dentro da "caixinha" formada pelos palitos de picolé. "E cabe direitinho", disse ele.
O tenente também disse ter ficado surpreso com a criatividade e habilidade artesanal dos presidiários ao encontrar um cachimbo feito a partir de um osso de galinha. O utensílio era usado pelos presidiários, segundo Portela, para fumar crack.
Na mesma vistoria realizada no presídio, foram apreendidos 12 celulares, oito carregadores "tradicionais", baterias e armas brancas feitas pelos presos. PEDRO LEAL FONSECA


Texto Anterior: Foco: Escola de Porto Alegre utiliza iPads com alunos de 3 a 6 anos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.