São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras na ponte Cidade Jardim são concluídas

Trecho da marginal Pinheiros estará liberado amanhã, segundo a prefeitura

A pista local no sentido Interlagos foi rebaixada para facilitar a passagem de caminhões e ganhou mais uma faixa de rolamento


FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Trinta e oito dias antes do previsto, a Prefeitura de São Paulo vai entregar à 0h de amanhã as obras de recuperação da ponte Cidade Jardim e o rebaixamento da pista local da marginal Pinheiros no sentido Jaguaré-Interlagos. A expectativa da administração era entregar o serviço em 120 dias.
Além das melhorias na ponte, a pista local da marginal terá uma faixa a mais de rolamento: passa de quatro para cinco faixas, totalizando dez (incluindo a pista expressa).
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a fluidez no trânsito aumentará em 25% com a nova faixa. O fluxo estimado diário de veículos (em horário de pico) é de 14 mil carros por hora.
O secretário de Infra-Estrutura Urbana e Obras, Antônio Arnaldo de Queiroz e Silva, afirmou que não houve estreitamento da pista no local para a construção de mais uma faixa de rolamento.
"Houve o aproveitamento de um espaço [do canteiro central] que permitiu a colocação de cinco faixas com segurança na pista local", afirmou.
Silva estima que o trânsito estará completamente liberado ao meio-dia de domingo. "Nas próximas 30 horas a gente termina as obras, que serão entregues à 0h de domingo. A CET precisa de umas dez horas para completar a sinalização com faixas e placas, por isso estamos estimando que em torno do meio-dia de domingo o tráfego estará totalmente sinalizado", disse.

Acidentes
As obras de rebaixamento da pista local foram feitas por conta dos constantes acidentes com caminhões -em média um por mês-, o que estava abalando a estrutura da ponte, construída há mais de 50 anos.
Somente nesse trecho foram investidos R$ 2,5 milhões. A estimativa de gastos com a recuperação total das marginais é de R$ 23,7 milhões.
A ponte foi completamente recuperada e a pista rebaixada em 90 centímetros. A diferença de altura entre a pista e a ponte saltou de 4,3 metros para 5,2 metros. "Isso vai permitir que o número de acidentes, se não for nulo, seja muito próximo de zero", disse o secretário.
O outro sentido da marginal Pinheiros sob a ponte Cidade Jardim também será rebaixado, segundo o secretário. As obras ainda não foram realizadas porque naquele sentido a ponte é um pouco mais alta (tem 4,6 metros).
"Do outro lado da ponte, só temos sete faixas de rolamento. A CET está fazendo estudos para passarmos de sete para nove faixas, além de reforçarmos o viaduto", disse Silva.
O prefeito Gilberto Kassab (PFL) esteve no local ontem para vistoriar o término da obra. "Essa é uma obra importante, que faz parte do programa de manutenção na cidade de São Paulo, manutenção essa que nas últimas décadas estava completamente abandonada. É com muita alegria que vamos liberar essa obra a partir desse domingo", disse.


Texto Anterior: Trânsito: Acidentes na Raposo Tavares deixam duas pessoas mortas
Próximo Texto: Parada Gay tenta manter recorde hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.