São Paulo, sexta-feira, 17 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura planeja proibir caminhões na marginal

Av. dos Bandeirantes será vetada para caminhão após abertura do trecho sul do Rodoanel

Secretaria dos Transportes também pretende restringir a circulação de caminhões na marginal Pinheiros e, em horários de pico, na Tietê

Joel Silva-19.nov.08/Folha Imagem
Marginal Pinheiros em horário de pico; prefeitura estuda restringir
tráfego de caminhões nas marginais


EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Até o fim deste ano a gestão Gilberto Kassab (DEM) vai proibir a circulação de caminhões na av. dos Bandeirantes.
A medida pode ser ampliada para a marginal Pinheiros e, em horários de pico, para a marginal Tietê. A prefeitura também vai ampliar o rodízio de caminhões em parte do centro expandido de São Paulo.
As medidas devem entrar em vigor com a inauguração do trecho sul do Rodoanel, prevista para novembro, segundo o secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes.
O Rodoanel vai ligar a rodovia Régis Bittencourt a Mauá, passando pelo sistema Anchieta-Imigrantes, que leva à Baixada Santista e ao porto de Santos. Como a estrada terá pedágio, havia o temor de que os caminhões continuassem a seguir em direção ao litoral por dentro de São Paulo. Daí a decisão de vetar o tráfego.
Hoje, a circulação dos caminhões é proibida das 5h às 21h em uma área de 100 km2 do centro expandido. Os veículos também precisam cumprir as mesmas regras de rodízio que valem para os automóveis.
Também há rodízio para caminhões com até 6,3 metros de comprimento, que só podem circular na cidade em dias alternados fora dos horários de pico. Esse rodízio também será ampliado.
Estão sendo estudadas vias alternativas para os caminhões que precisam obrigatoriamente seguir para as áreas restritas.
Quando não houver alternativa, como já acontece hoje, a empresa poderá pedir autorização especial de tráfego à área técnica da Secretaria dos Transportes, que estabelecerá condições e horários.

Cargas
Caminhoneiros afirmam que as novas regras dificultarão o carregamento de mercadorias.
"Para dar certo, as empresas deveriam mudar de lugar, sair da cidade. Ninguém quer entrar em São Paulo, pegar trânsito, mas é preciso. Temos de descarregar os caminhões e pegar novos fretes", disse Thomaz Evangelista, 74 anos.
As constantes mudanças nas regras de circulação de caminhões na capital são contestadas por quem vive na estrada.
"Por que a prefeitura não impede que os carros rodem com apenas uma pessoa dentro? Os congestionamentos não são causados só pelos caminhões", disse Helena Jacinto Juliani, 44, que há cinco anos acompanha o marido na estrada.

Restrições
As restrições a caminhões foram implantadas em meados do ano passado para reduzir os índices de lentidão no trânsito da cidade, que vinham batendo seguidos recordes em pleno ano eleitoral.
Kassab prometeu, ainda na campanha, ampliar as restrições aos caminhões após a inauguração do trecho sul do Rodoanel. A promessa foi incluída em seu plano de metas, entregue à Câmara em março, mas sem detalhamento.


Colaboraram MARIANA BARROS , da Reportagem Local, e o "Agora"


Texto Anterior: Benedicto Arthur Sampaio (1925-2009): Um psiquiatra que realizou o sonho de estudar filosofia
Próximo Texto: Mototáxi: Atividade deve ser regulamentada em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.