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Prefeitura planeja proibir caminhões na marginal
Av. dos Bandeirantes será vetada para caminhão após abertura do trecho sul do Rodoanel
Secretaria dos Transportes também pretende restringir a circulação de caminhões na marginal Pinheiros e, em horários de pico, na Tietê
Joel Silva-19.nov.08/Folha Imagem
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Marginal Pinheiros em horário de pico; prefeitura estuda restringir
tráfego de caminhões nas marginais
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
Até o fim deste ano a gestão
Gilberto Kassab (DEM) vai
proibir a circulação de caminhões na av. dos Bandeirantes.
A medida pode ser ampliada
para a marginal Pinheiros e, em
horários de pico, para a marginal Tietê. A prefeitura também
vai ampliar o rodízio de caminhões em parte do centro expandido de São Paulo.
As medidas devem entrar em
vigor com a inauguração do trecho sul do Rodoanel, prevista
para novembro, segundo o secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes.
O Rodoanel vai ligar a rodovia Régis Bittencourt a Mauá,
passando pelo sistema Anchieta-Imigrantes, que leva à Baixada Santista e ao porto de Santos. Como a estrada terá pedágio, havia o temor de que os caminhões continuassem a seguir em direção ao litoral por
dentro de São Paulo. Daí a decisão de vetar o tráfego.
Hoje, a circulação dos caminhões é proibida das 5h às 21h
em uma área de 100 km2 do
centro expandido. Os veículos
também precisam cumprir as
mesmas regras de rodízio que
valem para os automóveis.
Também há rodízio para caminhões com até 6,3 metros de
comprimento, que só podem
circular na cidade em dias alternados fora dos horários de
pico. Esse rodízio também será
ampliado.
Estão sendo estudadas vias
alternativas para os caminhões
que precisam obrigatoriamente seguir para as áreas restritas.
Quando não houver alternativa, como já acontece hoje, a
empresa poderá pedir autorização especial de tráfego à área
técnica da Secretaria dos
Transportes, que estabelecerá
condições e horários.
Cargas
Caminhoneiros afirmam que
as novas regras dificultarão o
carregamento de mercadorias.
"Para dar certo, as empresas
deveriam mudar de lugar, sair
da cidade. Ninguém quer entrar em São Paulo, pegar trânsito, mas é preciso. Temos de
descarregar os caminhões e pegar novos fretes", disse Thomaz
Evangelista, 74 anos.
As constantes mudanças nas
regras de circulação de caminhões na capital são contestadas por quem vive na estrada.
"Por que a prefeitura não impede que os carros rodem com
apenas uma pessoa dentro? Os
congestionamentos não são
causados só pelos caminhões",
disse Helena Jacinto Juliani,
44, que há cinco anos acompanha o marido na estrada.
Restrições
As restrições a caminhões foram implantadas em meados
do ano passado para reduzir os
índices de lentidão no trânsito
da cidade, que vinham batendo
seguidos recordes em pleno
ano eleitoral.
Kassab prometeu, ainda na
campanha, ampliar as restrições aos caminhões após a
inauguração do trecho sul do
Rodoanel. A promessa foi incluída em seu plano de metas,
entregue à Câmara em março,
mas sem detalhamento.
Colaboraram MARIANA BARROS , da Reportagem Local, e o "Agora"
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