São Paulo, domingo, 17 de julho de 2011 |
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OUTRO LADO Agência afirma cumprir normas internacionais DE SÃO PAULO A Anac e as companhias defendem a segurança das operações com menos comissários e dizem que o procedimento é homologado pelos fabricantes dos aviões. A Anac informou seguir lei semelhante à de EUA e Europa e que a norma de 2010 corrige "erros de interpretação". Antes, não era claro se o número de comissários deveria se basear no número de lugares ou no de portas. A Webjet afirma seguir a lei e treinar a tripulação para operar com três tripulantes. Diz ainda estar amparada em lei ao orientar passageiros sobre a necessidade de ajudar em caso de emergência. A TAM diz que, embora possa manter três comissários, opta por ter "quatro profissionais a bordo para melhor atender os passageiros". A Gol informou que o pedido à Anac para operar com três comissários não se deu por planos de cortar tripulação, mas sim para exceções. "Se hoje estou em Fortaleza e um dos nossos tripulantes passa mal, eu não posso voar. Aí tenho que cancelar voos", disse Adalberto Bogsan, vice-presidente técnico. A medida, diz, lhe dá a "flexibilidade" de levar a aeronave até uma base onde a tripulação se recomponha. A empresa não conseguiria implantar a redução em larga escala nem se quisesse, diz Bogsan. Isso porque, afirma, as rotas são integradas e usam dois modelos de avião -Boeings 737-700 e 800. O primeiro, com 144 lugares, é o que a Gol quer autorização para três comissários. O segundo é proibido por lei de fazê-lo, por ser um avião maior, para 183 passageiros. A Avianca não respondeu. Sobre cortar café e leite em voos, a TAM diz ajustar o serviço "constantemente" para evitar desperdício, sem esquecer da "qualidade do atendimento". A Webjet diz que seu modelo "baixo custo, baixa tarifa" é o que permite baratear passagens. Texto Anterior: Sofrimento: Espera por mala chega a uma hora Próximo Texto: Danuza Leão: Preferências Índice | Comunicar Erros |
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