São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Com 4 mortes, Campinas tem surto de "febre do carrapato"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

A Secretaria da Saúde de Campinas (SP) confirmou um surto de febre maculosa na cidade após o resultado positivo para a doença de uma mulher de 26 anos. Nos últimos 20 dias, quatro pessoas morreram após ter contato com carrapatos.
Para a secretaria, a confirmação de um caso indica que os demais ocorridos na mesma região também foram motivados pela doença. O carrapato-estrela é hospedeiro da bactéria que causa febre maculosa -doença febril aguda que pode matar.
Desde janeiro foram notificados 140 casos em Campinas. O surto ocorre principalmente em três bairros. No Jardim Eulina, três pessoas morreram neste mês e 19 casos foram notificados. Duas pessoas seguem internadas.
A outra morte ocorreu no bairro São Domingos, no fim de julho. A doença pode ter atingido também nove soldados do Exército que faziam exercícios em uma área com carrapatos e ficaram doentes. Eles fazem tratamento.
Os exames nos soldados e nos quatro corpos não foram concluídos. Todos os pacientes têm histórico de contato com carrapato na mesma área. A prefeitura diz que fará a comunicação e mobilização social e ações de controle e intervenção ambiental.
Segundo a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) de Campinas, a população deve evitar áreas infestadas por carrapatos. "Para entrar em área de risco, sempre que possível, usar calça e camisa de manga comprida e roupa clara para facilitar a visualização [do aracnídeo]."

Piracicaba
O campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP, em Piracicaba (SP), passou por infestação de carrapatos-estrela no ano passado. Aulas práticas e pesquisas foram comprometidas. Até hoje técnicos aplicam carrapaticidas.
Em setembro do ano passado, cinco pessoas da mesma família morreram em Piracicaba. (MAURÍCIO SIMIONATO)


Texto Anterior: "Quem é o prefeito aí?", questiona aposentada em evento com Kassab
Próximo Texto: Clima: Calor bate recorde deste inverno em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.