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Mudança em veto a moto na marginal confunde motorista
No primeiro dia de multas para motociclistas na pista
expressa, CET libera circulação em alguns trechos
Com decisão, em quase
metade da marginal as
motos estão liberadas;
multa nos demais
trechos é de R$ 85,12
Rivaldo Gomes/Folhapress
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Agente da CET multa moto
DO "AGORA"
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Uma mudança de última
hora na regra que proíbe motos na pista expressa da marginal Tietê trouxe dúvidas
para os motociclistas ontem,
no primeiro dia em que infratores poderiam ser multados.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) havia
anunciado anteriormente o
veto para evitar acidentes.
Pela manhã, no entanto,
informou que a circulação de
motos seria permitida em locais da via ainda em obras ou
sem a pista central -a marginal tem três pistas em cada
sentido em alguns trechos.
Com a decisão, em quase
metade dos 23,5 km da marginal as motos ficaram liberadas. Isso causou confusão.
Como os trechos são alternados, o motociclista encontrou dificuldade para identificar os lugares onde não podia circular.
Correu o risco de tomar
quatro pontos na carteira de
habilitação (infração média)
e R$ 85,12 de multa.
Diretor da CET, Eduardo
Macabelli afirmou que "nos
pontos de autuação, não haverá dúvida ou possibilidade
de contestação posterior".
A CADA TRÊS MINUTOS
Ao circular pela via, a reportagem contou uma moto
a cada três minutos descumprindo a norma, das 8h30 às
10h10 de ontem.
Para especialistas, o número é baixo, comparado ao
fluxo de 36 mil motos que
passam, diariamente, pela
marginal. Mas pode crescer e
tornar a medida inócua se
não houver fiscalização e sinalização eficazes.
As motos representam
12,4% da frota da cidade,
mas só receberam 5,5% das
multas aplicadas ao longo do
ano passado.
A CET diz que o número
menor de infrações se deve
ao fato de elas não estarem
sujeitas ao rodízio -maior
motivo de multas de carros.
Flamínio Fichmann, urbanista especialista em trânsito, diz que, ao contrário, os
motociclistas cometem mais
infrações, mas encontram
formas de burlar a multa.
FISCALIZAÇÃO
O problema é agravado pelo fato de os radares não serem capazes de ler as placas
das motos. Para Luís Antônio
Seraphim, engenheiro consultor em trânsito, a fiscalização atual é ineficiente.
A CET diz que 42 marronzinhos e 23 policiais militares
atuaram ontem, divididos
em três turnos. A Folha só
encontrou, ao longo de 47
km (somando os dois sentidos da marginal), um carro e
duas motos da Polícia Militar
e quatro marronzinhos.
O Sindimoto (Sindicato
dos Trabalhadores Motociclistas de SP) diz que vai entrar com ação contra a proibição, que considera ilegal.
(WILLIAM CARDOSO e CRISTINA MORENO DE CASTRO)
Colaborou MOACYR LOPES JÚNIOR
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