São Paulo, sábado, 17 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Risco na área é 'improvável', diz shopping

Center Norte contrata grupo para 'extração de metano', mas não especifica se medida atende a pedido oficial

DE SÃO PAULO

O risco de explosão no interior do shopping é "improvável", afirmam os responsáveis pelo shopping Center Norte, por meio de nota. Nenhum representante falou sobre a contaminação do local.
O monitoramento diário, feito pelo próprio Center Norte, é que mostra um situação sob controle, afirma a nota.
Como o metano não é um gás tóxico, não existe nenhum risco à saúde das pessoas que vão ao local.
Segundo a administração do shopping, todas as lojas foram vistoriadas recentemente. "Não há metano acima do piso", concluíram os estudos do próprio shopping.
Segundo o shopping, especialistas foram contratados para aprofundar os estudos ambientais da área. Eles também vão implementar o "sistema de extração do metano".
O Center Norte não especificou, porém, se tais medidas são as mesmas exigidas pela Cetesb para evitar interdição.
Ontem, lojistas demonstraram surpresa com a notícia de que o local corre risco pela contaminação. Trabalhadores falam com propriedade da construção do imóvel sobre um "antigo lixão", mas desconhecem o perigo de uma possível explosão.
"A história sobre o lixão eu sabia. Mas nem consigo imaginar uma tragédia como explosão. Já pensou? Ninguém tem sequer seguro de vida", disse uma lojista.
Durante a construção do shopping, na década de 1980, o local já era alvo de polêmica por ter invadido uma área de 38 mil m˛ que pertencia à prefeitura, onde funcionou por décadas um lixão.
Em 1985, após um ano de sua inauguração, o shopping corria o risco de ser demolido já que não tinha licença de funcionamento da administração municipal. Para não ser demolido, a empresa cedeu 78 mil metros quadrados de terrenos em troca da área.

Colaborou "AGORA"


Texto Anterior: Cetesb ameaça interditar shopping Center Norte
Próximo Texto: Walter Ceneviva: A juíza
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.