São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2000

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Análise preliminar de perito aponta problemas estruturais em cadeia

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Cadeia Pública de Ribeirão Preto (319 km de São Paulo), unidade 2, apresenta graves problemas estruturais que comprometem a segurança do prédio, segundo a análise preliminar realizada pelo perito José Elias Laier, da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.
Laier prepara laudo a pedido da Promotoria da Cidadania de Ribeirão, que apura irregularidades na construção da cadeia.
O inquérito foi instaurado em fevereiro deste ano, quando os presos da ala B arrancaram grades durante uma rebelião.
Além do inquérito da promotoria, o ouvidor das polícias, Benedito Mariano, solicitou da Polícia Civil medidas para conter as mortes na cadeia, que já somam 13 neste ano.
O promotor Sebastião Sérgio da Silveira afirmou que, dependendo do resultado do laudo, ele pode até pedir a interdição da cadeia. "Se houver risco aos funcionários ou aos presos, nós vamos pleitear a interdição dela, sim."
O prédio já recebeu dois laudos -um do Instituto de Criminalística e outro do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)-, mas nenhum apontou problemas na estrutura da cadeia.
O laudo do IPT foi feito a pedido do governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), que ameaça derrubar o prédio se forem encontradas irregularidades.
Entre as irregularidades graves apontadas pelo perito está a fixação das grades, que não obedece os critérios necessários, como ser mais profunda e soldada às barras de aço da parede. "Você não faz aquilo nem na sua casa", disse.
Para Laier, há problemas ainda com a fundação do prédio -que apresenta deslocamento de paredes. "Não sabemos se é pela grande quantidade de túneis", disse.
Ainda na parte estrutural, o perito disse que ficou assustado com o sistema hidráulico da cadeia. "Há caixas d'água demais." O sistema elétrico também apresenta problemas. "Colocaram os disjuntores dentro das alas. O controle é feito pelos presos", disse.
Na cadeia 2, inaugurada em novembro de 99, ocorreram cinco fugas e duas tentativas. Todas por meio de túneis, o que aumentou a suspeita da promotoria quanto aos problemas na construção.



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